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Título: Responsabilidade social: visões e perspectivas de empresários do segmento industrial do Rio Grande do Norte
Autor(es): Ribeiro, Sônia Regina de Macêdo
Palavras-chave: Responsabilidade social;PSQT;Visões;Perspectivas;Social responsibility;PSQT;Views;Perspectives
Data do documento: 12-Set-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: RIBEIRO, Sônia Regina de Macêdo. Responsabilidade social: visões e perspectivas de empresários do segmento industrial do Rio Grande do Norte. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: The theme Corporate Social Responsibility is relatively recent both in the academic field and in the business practice. Because of the lack of socialization of experiences and precision of concepts, there are gaps regarding the understanding of the subject and, also, how to conduct operations. This study just seeks to investigate such matter, focusing applications of social responsibility in business. It takes, as empirical field, winners of the PSQT - SESI Prize of Quality at Work in Rio Grande do Norte (2002-2007) in order to systematize the various approaches on the issue, aiming to reveal subjective visions and perspectives of the theme. It is characterized as a qualitative study, carried out by structured interview. The universe was composed by 15 companies. It was used analysis of content categorical as an axis for the interpretation of the information. Three approaches guided the analysis: Business Ethics, (normative); Business & Society (contractual); Social Issues Management (strategic). The findings are related in three ways: 1) reasons for the CSR practice; 2) the results obtained; 3) the means of CSR. It was found that the award participation occurs, mostly, linked to SESI invitations, so, as an articulated movement of industrial corporations in Brazil it occurs, also, because of the organizational commitment with the society and the possibility of internal and social growths and because of the importance attributed to the report as an instrument of consultancy. There are no indicators to check impacts of organizational interventions, in spite of the existence of planning for the actions. Social responsibility appears as a tool to reinforce the organizational image and to increase satisfaction of the employees. There is a tendency of large and medium firms to a contractual commitment while the small and the micros firms are on strategic or normative level. The analysis of the perspectives of social responsibility future revealed trends towards for strategic approach
metadata.dc.description.resumo: O tema Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é relativamente recente no meio acadêmico nacional e no mundo dos negócios como prática de gestão. Pela carência de socialização de experiências e de clareza de conceitos, ocorrem desvios no entendimento do tema e na condução das intervenções. Procurou-se averiguar, nesta pesquisa, aplicações da Responsabilidade Social como construto nas empresas ganhadoras do PSQT Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho no Rio Grande do Norte (2002-2007), objetivando compreender o conceito de Responsabilidade Social, no cotidiano organizacional, tomando como referência concepções subjetivas de gestores e empresários. Caracterizou-se por uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, realizada através de entrevistas estruturadas numa amostra de 10 empresas em um universo composto por 15 empresas. Utilizou-se da análise de conteúdo categorial, tendo como eixo para a interpretação dos dados as escolas de pensamento: Business Ethics (normativa); Business & Society (contratual); e Social Issues Management (estratégica). Os resultados obtidos foram relacionados (1) aos motivos, (2) aos resultados da participação no PSQT e (3) ao significado da Responsabilidade Social e sua aplicabilidade. Foi encontrado que o incentivo à participação no PSQT ocorre, com maior freqüência, vinculado a convites do SESI, como um movimento articulado de corporações industriais no Brasil. Constatou-se que a participação é motivada pelo compromisso com o público interno e pelo incentivo ao compromisso social. É considerado como uma consultoria e importante ferramenta de gestão, utilizado para melhoria do desempenho da organização. Não existem indicadores para verificação de impactos no resultado da empresa, apesar de haver planejamento para as ações. A Responsabilidade Social é evidenciada como fortalecimento da imagem e satisfação do público interno. Na categorização, há uma tendência das grandes e médias empresas para a abordagem contratual; as pequenas e micros para a abordagem estratégica e normativa. A análise da perspectiva de futuro da Responsabilidade Social apresentou-se como maior tendência para a abordagem estratégica
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12109
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