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Título: Avaliação da eficiência dos programas de pós-graduação acadêmicos em Administração, Contabilidade e Turismo
Autor(es): Oliveira, Francimário Venâncio de
Orientador: Sampaio, Luciano Menezes Bezerra
Palavras-chave: Eficiência;Pós-graduação;DEA;Efficiency;Post-graduate;DEA
Data do documento: 17-Out-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Francimário Venâncio de. Avaliação da eficiência dos programas de pós-graduação acadêmicos em Administração, Contabilidade e Turismo. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: A Avaliação Trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é feita de acordo com diversos indicadores, subdivididos em vários quesitos e itens, e respectivos pesos. Nestes é evidente a importância da produção científica em periódicos. Este estudo objetiva avaliar a eficiência relativa dos programas de pós-graduação acadêmicos em Administração, Contabilidade e Turismo avaliados pela CAPES no Brasil. A metodologia utilizou a Análise Envoltória de dados DEA (Data Envelopment Analysis). Os dados foram obtidos do site da CAPES e organizados pela pontuação Qualis. A análise foi realizada pelo método DEA de retornos variáveis à escala, orientado a produto (BCC-O), com dados dos triênios 2004-2006 e 2007-2009. Entre os principais resultados estão o aumento médio significativo da eficiência relativa dos programas no triênio 2007-2009 em relação ao triênio 2004-2006; a maior eficiência média dos programas vinculados a instituições públicas em relação às privadas; os programas com doutorado apresentam eficiência média acentuadamente maior que aqueles, apenas, com mestrado; e programas mais antigos no geral se mostraram mais eficientes. Constata-se ainda, correlação moderada e significativa entre os escores de eficiência e os conceitos CAPES. A análise do índice de Malmquist demonstrou que mais de 85% dos programas apresentaram aumento de produtividade. Destaca-se que o principal efeito que influencia o aumento do índice de Malmquist é o deslocamento da fronteira (Frontier-shift)
Abstract: The Triennial Evaluation of Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) is made according to several indicators, divided into several issues and items, and their weights. In these it is evident the importance of scientific periodicals. This study aims to evaluate the relative efficiency of post-graduate students in Business Administration, Accounting and tourism evaluated by CAPES in Brazil. The methodology used the data envelopment analysis - DEA (Data Envelopment Analysis). The data were obtained from the site and organized by the CAPES Qualis score. The analysis was performed by the DEA variable returns to scale, product-oriented (BCC-O), with data from the three-year periods 2004-2006 and 2007-2009. Among the main results are the average increase significantly the relative efficiency of the programs in the period 2007-2009 compared to 2004-2006 period, the highest average efficiency of programs linked to public institutions in relation to private, doctoral programs with the present average efficiency sharply higher than those only with masters, and senior programs in general were more efficient. There is also moderate and significant correlation between the efficiency scores and concepts CAPES. The Malmquist index analysis showed that more than 85% of programs had increased productivity. It is noteworthy that the main effect that influences the increase of the Malmquist index is the displacement of the border (Frontier-shift)
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12198
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