Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12265
Título: Modelando xamãs:o caso da tenda do suor
Autor(es): Braga, Karina Rachel Guerra
Palavras-chave: Xamanismo;Neoxamanismo;Rituais;Cura;Tradução
Data do documento: 3-Set-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BRAGA, Karina Rachel Guerra. Modelando xamãs:o caso da tenda do suor. 2010. 182 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho focaliza o fluxo do conhecimento xamânico nos centros urbanos, que é sustentado por uma rede de interação a que intitulo de circuito neoxamânico. Os grupos praticantes do denominado xamanismo urbano, ou neoxamanismo, constituem um segmento do fenômeno Nova Era. Não o considero um trabalho de religião, mas, uma pesquisa sobre um caso peculiar, sobre tradução de rituais indígenas e seus atores no meio urbano. Focalizo as redes globais que os ligam a indígenas da aldeia e o intercâmbio de saberes práticos e simbólicos, formando uma linhagem de modeladores, alimentada pela centralidade do conhecimento e na tradução de rituais e práticas de cura. A cosmologia indígena é vivenciada na metrópole como modo de vida através de vivências em rituais tornando global o local. A partir da atuação desses atores evidencio questões como tradução, modelagem e poder pessoal. O trabalho de pesquisa, a aprendizagem e o fluxo de relações que formam um jogo de constituição de poder das autoridades neoxamânicas. Busquei principalmente situações nos eventos de xamanismo urbano organizados por Sthan Xanniã, no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais principalmente
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12265
Aparece nas coleções:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarinaRGB_DISSERT.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.