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Título: Dos caminhos de água aos caminhos de ferro: a construção da hegemonia de Natal através das vias de transporte (1820-1920)
Autor(es): Rodrigues, Wagner do Nascimento
Palavras-chave: Cidade capital;Rio;Estrada de ferro;Transporte.;Território;Capital city;River;Railway;Transportation;Territory
Data do documento: 31-Jul-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: RODRIGUES, Wagner do Nascimento. Dos caminhos de água aos caminhos de ferro: a construção da hegemonia de Natal através das vias de transporte (1820-1920). 2006. 200 f. Dissertação (Mestrado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: At a time of changes on the territory during the 19th century, the political and socioeconomic elites of the province and later State of Rio Grande do Norte evolved a discourse in order to justify the permanence of Natal as a city holding a status of capital. In this work we analyze the means employed by the ruling classes to impose their wish to raise Natal to an outstanding position among the existing cities by intervening on the territory during a period of one hundred years (1820-1920). During that time, which was characterized by changing commercial flows and technological development, the elites interventions were essentially directed to the implementation of modes of transportation, especially the railway. We try to understand the reinforcement of Natal as a capital city not only in political and administrative terms, but mainly in a commercial and symbolic manner, through the discourse and interventions undertaken by the local administrative elites, who stimulated the creation of a set of relations on the territory that also imprinted visible marks in the capital s urban fabric. These interventions were based upon the establishment of an infrastructure for exporting the State s production, firstly through and despite the Potengi River, and later on by the construction of railways. Although the project of Natal s hegemony had been outlined before the establishment of the railway network, in both cases the ultimate objective was to reinforce and develop the capital city as a commercial urban center to the detriment of other cities
metadata.dc.description.resumo: Numa época de mudanças no território, durante o século XIX, as elites políticas e socioeconômicas da província e posteriormente do estado do Rio Grande do Norte desenvolveram o discurso que objetivava justificar a permanência de Natal como cidade com status de capital. Neste trabalho, analisamos os meios empregados pela administração no intuito de impor sua vontade de elevar Natal a uma posição de destaque entre as cidades existentes através de intervenções no território por um período de cem anos (1820-1920). Durante esse tempo, caracterizado pela transformação das transações comerciais e pelo desenvolvimento tecnológico, as intervenções das elites se dirigiam essencialmente à instalação de vias de comunicação, particularmente das estradas de ferro. Tentamos compreender a consolidação de Natal enquanto cidade capital não somente no que diz respeito aos aspectos políticos e administrativos, mas sobretudo em termos comerciais e simbólicos, através dos discursos e das intervenções empreendidas pelas elites administrativas locais, que estimulavam a criação de um conjunto de relações sobre o território que terminaram por deixar marcas visíveis também no tecido urbano da capital. Estas intervenções se fundamentavam na instalação de uma infra-estrutura que permitisse a exportação da produção do estado, primeiramente através e apesar do rio Potengi, posteriormente por meio da construção das estradas de ferro. Embora o projeto da hegemonia de Natal tenha sido esboçado antes do estabelecimento da rede ferroviária, nos dois casos, o objetivo último era reforçar e desenvolver a cidade capital como um centro comercial em detrimento de outras aglomerações
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12408
Aparece nas coleções:PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

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