Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12439
Título: A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico
Autor(es): Rodrigues, Márcio Alessandro Nunes
Palavras-chave: Teatro contemporâneo;Cena em fragmentos;Procedimento;Contemporary theatre;Fragmentary scene;Procedures
Data do documento: 14-Abr-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: RODRIGUES, Márcio Alessandro Nunes. A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: We try to relate this research with other logic, to discover a path of practical approach to approach a creation composed of fragments and a search of parameters for the aesthetics of appropriation. Accordingly, we find relationship with the theater composed of fragments, where different styles are appropriate theatrical and representational styles are merged with each other. Discusses in the first chapter on the theater composed of fragments, and stroll through lanes of the strategies of some directors in the ways of the contemporary scene. In the second chapter we seek procedures and concepts of atmosphere Mikhail Tchekhov (TCHEKHOV, 1996), and the transition from point-to-point by Scott McCloud (2005). In the third part we describe the observation of the experiment conducted by the students of the Bachelor's Degree in Regional Theatre at the University of Cariri in Juazeiro, Ceará, in 2010. Using the methodology of "pesquisa-ação", observing that the scenic writing end of the experiment, called "Toque Me", and the presentation in the cities of Crato and Barbalha, in August 2010, contained elements of the strategies from theater fragmentary scenes and conceptual contents of contemporary theater
metadata.dc.description.resumo: Tentamos nos relacionar nessa pesquisa com outra lógica, descobrir um caminho de abordagem prática para nos aproximarmos de uma criação composta de fragmentos e uma busca de parâmetros para a estética da apropriação. Nesse sentido, encontramos relação com o teatro composto por fragmentos, onde diferentes estéticas teatrais são apropriadas e os estilos de representação são mesclados uns com os outros. Discorreremos no primeiro capítulo sobre o teatro composto de fragmentos, e percorreremos pistas através das estratégias de alguns encenadores nos caminhos da cena contemporânea. No segundo capítulo buscamos procedimentos e conceitos de Atmosfera de Mikhail Tchekhov (TCHEKHOV, 1996), e a transição de aspecto-a-aspecto de Scott McCloud (2005). Na terceira parte descrevemos a observação do experimento realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Regional do Cariri, em Juazeiro, Ceará, no ano de 2010. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, observarmos que a escrita cênica final do experimento, denominado Toque-me , e a apresentação nas cidades do Crato e Barbalha, no mês de agosto de 2010, continham elementos das estratégias do teatro de fragmentos e os conteúdos conceituais do teatro contemporâneo
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12439
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcioANR_DISSERT.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.