Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12443
Título: O ator que canta um conto: a manipulação de parâmetros musicais na voz do ator
Autor(es): Souza, Mayra Montenegro de
Palavras-chave: Voz;Ator;Parâmetros musicais.;Voice;Actor;Musical parameters.
Data do documento: 12-Mar-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SOUZA, Mayra Montenegro de. O ator que canta um conto: a manipulação de parâmetros musicais na voz do ator. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: This research started with an investigation about the theatrical speaking. Through an empirical methodology that analyzed a practical experience of creating a play and bibliographical research, the actress/researcher investigated ways to manipulate musical parameters as tools in the creation process of the actor s voice. The actress/researcher attempted to connect theory and practice, moved by the desire to find a vocal expression in theater that unfolds as living and transforming movement. This dissertation also contains the report of pedagogical experiences, in which the actress/researcher explored strategies to teach the appropriation of musical parameters in the construction of the vocal work of the actor. Considering that speaking in theater is closer to singing than everyday speech, she concluded that the actor may compose music as a music composer does in the elaborating process of building vocal scores. Therefore, she demonstrated that it is of fundamental importance a musical training in the development of the actor.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa se deu a partir de uma investigação sobre a fala teatral. Através de uma metodologia empírica que analisou uma experiência prática de construção de uma encenação e de pesquisa bibliográfica, a atriz/pesquisadora investigou possibilidades de manipulação de parâmetros musicais como recursos no processo de criação da voz do ator. A atriz/pesquisadora procurou unir teoria e prática, movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que se concretizasse como movimento vivo e transformador. Este trabalho contém também o relato de experiências pedagógicas, nas quais a atriz/pesquisadora explorou estratégias para ensinar a apropriação de parâmetros da música na construção do trabalho vocal do ator. Verificando que a fala teatral está mais próxima do canto do que da fala cotidiana, ela concluiu que o ator pode compor música assim como o faz um compositor de música no processo de criação de suas partituras vocais. Por isso, constatou que é de fundamental importância um treinamento musical na formação do ator.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12443
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayraMS_DISSERT.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.