Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12458
Título: Leitora-criadora: a experiência situada na construção dramatúrgica
Autor(es): Freitas, Camila Maria Grazielle
Palavras-chave: Leitor. Narrativa. Memória. Autoficcionalidade;Reader. Narrative. Memory. Autofiction
Data do documento: 30-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: FREITAS, Camila Maria Grazielle. Leitora-criadora: a experiência situada na construção dramatúrgica. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: This study has the purpose of investigating the term reader-creator , on the textual aspects of the dramatical works A Morte nos Olhos , A Memória Ferida and Na Outra Margem (2010) by Antonia Pereira Bezerra. In this sense, we propose an analysis of these works based on author‟s life experience as creative matter for a autofictional narrative, highlighting the relations between the autobiographical elements (LEJEUNE, 2008; DOSSE, 2009) and fictional elements in the construction of dramatic narratives. The theoretical analysis pervades the studies fields of Reception Aesthetics (ISER, 1996), memory (RICOUER, 2007) and narrative (RICOEUR, 2010), evidencing the relation between the author and the pursuit of her memories and life experiences, the matter to elaboration of writing. Then we intend thinking a reader-creator of herself, that at the same time she seeks in her memories the biographic aspects to her narrative, she converts this reality with the insertion of fictional elements from the imagination (SARTRE, 2008)
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar o termo leitora-criadora , considerando os aspectos textuais presentes nas peças A Morte nos Olhos , A Memória Ferida e Na Outra Margem (2010) da autora Antonia Pereira Bezerra. Nesse sentido, propomos uma análise das obras baseada nas vivências da autora enquanto matéria criativa para a narrativa autoficcional, destacando as relações entre os elementos autobiográficos (LEJEUNE, 2008; DOSSE, 2009) e ficcionais para a construção das narrativas dramáticas. A análise teórica perpassa pelos estudos da Estética da Recepção (ISER, 1996), da memória (RICOEUR, 2007) e da narrativa (RICOEUR, 2010), pondo em evidência a relação com a autora e a sua busca por lembranças e experiências, materiais necessários para a elaboração da sua escrita. Pretendemos, então, pensar um leitora-criadora de si mesma que ao mesmo tempo em que busca nas lembranças os aspectos biográficos necessários para sua narrativa, transforma essa realidade através da inserção de elementos ficcionais pela imaginação (SARTRE, 2008)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12458
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaMGF_DISSERT.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.