Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12460
Título: A sala de aula em cena: uma pesquisa em ensino do teatro a partir da experiência docente
Autor(es): Silva, Gisele Carvalho da
Palavras-chave: Teatro. Educação. Música;Theatre. Education. Music
Data do documento: 30-Ago-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Gisele Carvalho da. A sala de aula em cena: uma pesquisa em ensino do teatro a partir da experiência docente. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: At first moment we present a reflection about the history of theater and later a contextualization of didactic movements oriented to scenic arts. Through at the constant dialogue with authors of areas involving education, theatre, corporeality and music was possible analyzing, develop and criticize a education work under my responsibility involving fourteen classes. At the second moment will occur a critical self about the quality of theater classes his contents and methodologies. The technique will be at side of the emotion and together develop skills aimed at tracing paths for theater developed at a classroom of a especific private school in Natal-RN. At the third moment one class is chosen for analyze of the academic research and many experiments happen after this decision, initiated and sensitized through of the music with a significant look at the corporeality and prioritizing the theater as content in ninth grade - elementary school two. At the conclusion is possible see that learning is mutual and the theater can become life routine as well as the arts in general and when all arts will be regularized into the national educational system for public and private schools we will have more susceptible humans and more intellectual capacity
metadata.dc.description.resumo: No primeiro momento, apresentaremos uma reflexão sobre a história do teatro e, posteriormente, uma contextualização sobre as movimentações didáticas voltadas para a área das artes cênicas. Através do diálogo constante com autores das áreas que envolvem educação, teatro, corporeidade e música, foi possível analisar, desenvolver e criticar um trabalho sob minha responsabilidade que envolvia quatorze turmas. No segundo momento, decorrerá uma autocrítica sobre a qualidade das aulas de teatro, seus conteúdos e metodologias. A técnica estará ao lado da emoção e, juntas, desenvolverão habilidades a fim de traçar caminhos para o teatro desenvolvido na sala de aula de uma escola da rede particular da cidade de Natal-RN. No terceiro momento, uma turma é escolhida para análise da pesquisa e muitos experimentos acontecem após essa decisão, iniciados e sensibilizados através da música, com um olhar significante para a corporeidade e priorizando o teatro como conteúdo no nono ano ensino fundamental II. Na conclusão, percebe-se que o aprendizado é mútuo, que o teatro pode fazer parte do cotidiano das pessoas, assim como as artes em geral, e, quando todas elas forem regularizadas dentro do sistema nacional de ensino para as escolas públicas e particulares, teremos seres humanos mais sensíveis e mais capacitados intelectualmente
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12460
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SalaAulaCena_Silva_2013.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.