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Title: Estudo térmico dos resíduos gerados da destilação atmosférica das misturas diesel/biodiesel de dendê
Other Titles: Thermal study of generated waste from atmospheric distillation of diesel / biodiesel from palm oil mixtures
Authors: Aires, Jussyara Dalianne Martins
Keywords: Biodiesel. Análise Termogravimétrica. Resíduo;Biodiesel. Thermogravimetric Analysis. Waste
Issue Date: 14-Dec-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AIRES, Jussyara Dalianne Martins. Thermal study of generated waste from atmospheric distillation of diesel / biodiesel from palm oil mixtures. 2012. 335 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: A crescente demanda mundial por energia fornecida pelos combustíveis fósseis, um dos principais responsáveis pela emissão de poluentes à atmosfera e causadores de problemas ambientais, vem estimulando governos e Organismos internacionais a refletir e incentivar o uso de fontes alternativas renováveis. Dentre essas novas possibilidades merece destaque o biodiesel, combustível menos poluente e de fácil reprodutibilidade. O estudo de novas tecnologias envolvendo essa fonte faz-se necessário. Partindo desse contexto, o trabalho tem como objetivo principal analisar a estabilidade térmica, por meio da Análise Termogravimétrica, dos resíduos gerados da destilação atmosférica das misturas com proporções de 5, 10, 15 e 20 % de biodiesel de dendê no diesel com e sem a adição de antioxidante BHT. Sintetizou-se o biodiesel através do óleo de dendê, via catálise homogênea na presença de KOH, com e sem o uso de BHT, e posteriormente, adicionou-se ao diesel comum do tipo interior (S1800) proveniente de um posto de gasolina BR. Este diesel já estava aditivado com 5 % de biodiesel, sendo assim, as proporções utilizadas para estas misturas foram subtraídas da proporção existente no diesel, resultando nas seguintes proporções de biodiesel de dendê: 0% (B5), 5% (B10), 10% (B15) e 15% (B20). Da análise de Destilação Atmosférica, realizada nas misturas com e sem BHT, foram coletados o resíduo gerado por cada amostra e efetuado um estudo térmico, a partir da Análise Termogravimétrica, na razão de aquecimento de 10 °C.min-1, atmosfera de nitrogênio e aquecimento até 600 °C. De acordo com as especificações da Resolução Nº 7/2008 para o biodiesel, foi constatado que o material sintetizado estava em conformidade com as especificações. No tocante às misturas, notou-se que as amostras estavam de acordo com a Resolução da ANP Nº 42/2009. Diante das curvas TG/DTG das amostras de resíduos das misturas com e sem antioxidante BHT, pôde observar que estas apresentaram uma única etapa de decomposição térmica atribuída à decomposição dos hidrocarbonetos pesados e dos ésteres metílicos pesados e outros constituintes pesados da amostra de resíduo. O estudo do comportamento térmico do resíduo gerado da destilação atmosférica das misturas de óleo diesel/biodiesel é de grande relevância para entendermos o quão este interfere no bom funcionamento do motor. Uma grande quantidade de resíduos pode gerar um alto teor de material particulado, formação de coque e depósitos carbonáceos nas válvulas do motor, comprometendo seu desempenho
Abstract: The growing world demand for energy supplied by fossil fuels, a major contributor to the emission of pollutants into the atmosphere and causing environmental problems, has been encouraging governments and international organizations to reflect and encourage the use of alternative renewable sources. Among these new possibilities deserves attention biodiesel, fuel cleaner and easy to reproduce. The study of new technologies involving that source is necessary. From this context, the paper aims at analyzing the thermal stability by thermogravimetric analysis, of the waste generated from atmospheric distillation of mixtures with ratios of 5, 10, 15 and 20% palm biodiesel in diesel with and without addition of BHT antioxidant. It was synthesized biodiesel through palm oil, via homogeneous catalysis in the presence of KOH, with and without the use of BHT and subsequently added to the diesel common indoor type (S1800) from a gas station BR. The diesel was already added with 5% biodiesel, and thus the proportions used for these blends were subtracted from the existing ratio in diesel fuel, resulting in the following proportions palm oil biodiesel: 0% (B5), 5% (B10), 10 % (B15) and 15% (B20). From atmospheric distillation analysis, performed in mixtures with and without BHT were collected residue generated by each sample and performed a thermal study from the thermogravimetric analysis at a heating rate of 10 °C.min-1, nitrogen atmosphere and heating to 600 ° C. According to the specifications of Resolution No. 7/2008 for biodiesel, it was found that the material was synthesized in accordance with the specifications. For mixtures, it was noted that the samples were in accordance with the ANP Resolution No. 42/2009. Given the TG / DTG curves of the samples of waste mixtures with and without BHT antioxidant was able to observe that they showed a single stage of thermal decomposition attributed to decomposition of heavy hydrocarbons and esters and other heavier constituents of the waste sample weighed. The thermal behavior of residues from atmospheric distillation of mixtures of diesel / biodiesel is very important to understand how this affects the proper functioning of the engine. A large amount of waste can generate a high content of particulate material, coke formation and carbonaceous deposits in engine valves, compromising their performance
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12982
Appears in Collections:PPGCEP - Mestrado em Ciência e Engenharia do Petróleo

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