Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13224
Título: Estudo clinicopatologico das neoplasias benignas e malignas de glândulas salivares maiores e menores
Autor(es): Morais, Maria de Lourdes Silva de Arruda
Palavras-chave: Neoplasia das glândulas salivares;Epidemiologia;Neoplasia;Glândulas salivares
Data do documento: 25-Mai-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MORAIS, Maria de Lourdes Silva de Arruda. Estudo clinicopatologico das neoplasias benignas e malignas de glândulas salivares maiores e menores. 2011. 61 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Foi avaliada, no presente estudo, a prevalência dos casos de tumores benignos e malignos de glândulas salivares maiores e menores que ocorreram na população atendida no hospital Dr. Luiz Antônio Natal/RN, no período de 1989 a 2005, bem como as possíveis associações existentes entre os aspectos clínico e patológicos exibidos pelos referidos tumores, visando à obtenção de parâmetros indicadores de diagnóstico e/ou prognóstico. Dos prontuários dos pacientes foram obtidas todas as informações clínicas necessárias para a realização do trabalho. A análise dos dados revelou que dos 303 tumores de glândula salivar estudados, a maioria (71%) foram benignos, o mais comum foi adenoma Pleomórfico. As médias de idades para os tumores benignos e malignos foi de 49,2 e 58,5 anos, respectivamente. Diferenças estatisticamente significativas entre estes tumores foram observadas para as seguintes variáveis: idade média, o tamanho do tumor e duração da doença. Em relação ao tamanho do tumor, carcinoma mucoepidermoide mostrou-se 1,74 vezes menor que o de outros tumores malignos. Uma associação entre o diagnóstico histológico e variável consistência do tumor foi observada. Os dados apresentados neste estudo são relevantes para a compreensão das diversas características exibidas por estes tumores, já que corroboram uma série de estudos anteriores
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13224
Aparece nas coleções:PPGCSA - Doutorado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaLSAM_TESE.pdf820,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.