Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13280
Título: Discursos e práticas na formação de profissionais fisioterapeutas: a realidade dos cursos de fisioterapia na região nordeste do Brasil
Autor(es): Araújo, Francisca Rêgo Oliveira de
Palavras-chave: Fisioterapia. Formação Profissional. Integração Teoria e Prática na Formação. Currículo;Physical therapy;Professional Formation;Theoretical-Practical Integration in Professional Formation;Curriculum
Data do documento: 29-Jul-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ARAÚJO, Francisca Rêgo Oliveira de. Discursos e práticas na formação de profissionais fisioterapeutas: a realidade dos cursos de fisioterapia na região nordeste do Brasil. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: This study had a multidisciplinary focus, investigating the areas of health and education, and proposes to discuss the formation of health professionals, requiring their understanding of the factors involved in the production of knowledge, given that this formation has an impact on the quality of human and social life. The aim of this work was to investigate the relationship existing between the process of physical therapist formation and the practical activities developed during the undergraduate course in the Northeast of Brazil. This is an exploratory descriptive study with qualitative significance. The sample consisted of 73 subjects (33 professors and 40 students) from 6 physical therapy courses at different institutions in the Northeast of Brazil. Data collection was conducted through focus group interviews. In addition, we used a school assessment instrument from the health area. The data, analyzed using dialectical hermeneutics, showed that the Northeast of Brazil has the second largest number of physical therapy courses in the country, with 93 (11 public and 82 private) out of a total of 510. These numbers represent a growth of 1062.5% since 1991. The pedagogical projects are guided by National Curricular Directives as well as by the country s health system. The prevalent pedagogy is that of transmission, and the contents/disciplines are generally not integrated with practice, a situation that hinders the integrality and interdisciplinarity of health care. It can be concluded that there is a need for implementing integrated curricula and for better qualified professors to effectively put this process into practice
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve um enfoque multidisciplinar, ao abranger as áreas da educação e da saúde, e se propôs a discutir a formação dos profissionais de saúde, exigindo uma compreensão dos fatores que a envolvem para a produção do conhecimento, uma vez que reflete essa formação na qualidade de vida humana e social. Este estudo teve como objetivo investigar a relação existente entre o processo de formação de profissionais fisioterapeutas e as atividades práticas desenvolvidas durante o curso de graduação na Região Nordeste do Brasil. A pesquisa teve caráter descritivo exploratório com significação qualitativa. Contou com 73 participantes, sendo 33 docentes e 40 discentes de 06 cursos de Fisioterapia distribuídos nas unidades da federação que compõem a região Nordeste do Brasil. A coleta foi feita através de entrevista com grupos focais. Adicionalmente, utilizou-se o Instrumento de Avaliação das Escolas, da área da saúde. Os dados foram analisados utilizando-se a hermenêutica dialética, e revelaram que a região Nordeste do Brasil detém o segundo lugar no quantitativo de cursos de Fisioterapia do país, com 93 cursos, do total de 510, sendo 11 de administração pública e 82 de administração privada. Esses números representam um crescimento de 1.062,5% desde 1991. Os projetos pedagógicos dos cursos estão orientados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e para o sistema de saúde vigente no país. A pedagogia que prevalece é a de transmissão, e os conteúdos/disciplinas, de forma geral, não acontecem integrados com a prática o que dificulta a integralidade e interdisciplinaridade da assistência em saúde. Pôde-se concluir que existe a necessidade da implementação de currículos integrados no âmbito da formação e uma maior capacitação docente para efetivação desse processo
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13280
Aparece nas coleções:PPGCSA - Mestrado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscaROA_Dissert.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.