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Título: Cultura e consumo: o fluxo dos bens
Autor(es): Oliveira, Anna Paola Pereira de
Palavras-chave: Consumo;Identidade;Simbolismo;Cosume;Identidade;Symbolism
Data do documento: 29-Set-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: OLIVEIRA, Anna Paola Pereira de. Cultura e consumo: o fluxo dos bens. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: It is an ethnographic work that has an objective of verifying devices throngh the residents of a low income suburban area, and the way they deal with their social relations through sonsumerism (and the aspiration connected to it), the symbolic character acquired through consumer goods, understood as one of the fundamental components for the comprehension of the web as relations that established, Though consumerism, individuais will reveal ways of communication, of the status, of creating new forms of action and identification. Using the principal that believes in a web of symbolic significance where own individuais develop their impressions, as a resource to look at their own bodies, a social order (yet unstable), and the process of inclusion in a broader society. In conclusion, the act of consuming is more than a perspective that establishes statistics on consumer goods, with their ways of production, circulation and economic functioning: it is also a way of perceiving a collection mapped by consumers individually and socially, and by those means organizing, classifying and identifyring the social world
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de trabalho etnográfico cujo objetivo é verificar os dispositivos por meio dos quais os moradores de uma área periférica de baixa renda se pensam e pensam suas relações sociais a partir do consumo (e das aspirações conexas), do caráter simbólico adquirido pelos bens entendidos como componentes fundamentais para a compreensão da teia de relações que se estabelecem. Através do consumo revelar-se-á como os indivíduos se comunicam, concedem status, criam novas formas de ação e se identificam. Parte-se do princípio de que consume está amarrado a uma teia de significados simbólicos em que os próprios indivíduos tecem suas impressões, destacando-o como um recurso para pensar o próprio corpo, a ordem social (ainda que instável) e o processo de inserção na sociedade mais ampla. Sendo assim, o ato de consumir é mais do que uma perspectiva que estabelece quadros estatísticos sobre bens de consumo com suas formas de produção, circulação e funcionamento econômico: é também uma forma de perceber o repertório com o qual os consumidores mapeiam as operações individuais e sociais, ordenando, classificando e identificando o mundo social
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13542
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