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Título: Gestão participativa em educação: compasso e descompasso de uma experiência de democracia no espaço escolar
Autor(es): Medeiros, Shirlene Santos Mafra
Palavras-chave: Avaliação institucional;Capital social;Políticas públicas educacionais;Gestão democrática;Escola;Institutional assessment;Share capital;Public Educational policies;Democratic Management;School
Data do documento: 1-Dez-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MEDEIROS, Shirlene Santos Mafra. Gestão participativa em educação: compasso e descompasso de uma experiência de democracia no espaço escolar. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: This work aims at investigating the strategies of management used by State School Joaquim Jose de Medeiros, located in the city of Cruzeta - RN, as award practice of "School of Reference in Management", with a state title in 1999 at the beginning of the decade from 2000, being "Outstanding Brazil" from best management strategies nationally. In 2005, it is ranked among the best experiences of the state. It has been become complex by experiencing in that institution, but at the same time an enjoyable practice, mainly by using a social research, in a qualitative and quantitative approach, and a analysis of the institutional performance of two management practices: from 1995 to 2002 and from 2003 to 2007 . To understand the object, a investigative questionnaire was used with representatives of the school community and carried out an analysis of assessment of institutional and documents of institutional organization of the periods above in order to identify management strategies and examine the influences of the share capital, public policies , the institutional evaluation, in the process of democratic construction that has allowed achievements, highlighting Cruzeta, in the Seridó in the state of Rio Grande do Norte, semi-arid northeast, in the national and international juncture of well-successful experiences in management in institutional categories and leadership. This study becomes relevant to allow understand that the cultural practices of seridoenses that symbolize a capital generated by principles of trust, reciprocity, civic culture, as a driving force in overcoming the problems community and the conquest of democratic principles, worked for the school become a national reference in educational administration. Another aspect that made it natural that school was the collective creation of educational project with the participation and civic culture of self-evaluation as a way to understand the institutional practice and establish guidelines to improve the teaching and practice management in its many dimensions educational, social, administrative - financial and legal
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como proposição fazer um estudo das estratégias de gestão utilizadas pela Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, localizada no município de Cruzeta Rio Grande do Norte, enquanto prática premiada de Escola de Referência em Gestão , com um título estadual no ano de 1999, no início da década de 2000, sendo Destaque Brasil das melhores estratégias de gestão nacional. Em 2005, classifica-se entre as melhores experiências do Estado. Enveredar pelas experiências vivenciadas por essa instituição torna-se complexo, mas, ao mesmo tempo prazeroso, principalmente por utilizar uma abordagem qualitativa e quantitativa, e uma análise do desempenho institucional de duas práticas de gestão: de 1995 a 2002 e de 2003 a 2007. Para compreensão do objeto, foi aplicado um questionário investigativo com representantes da comunidade escolar e realizada uma análise da avaliação institucional e dos documentos de organização institucional dos períodos supracitados a fim de identificar as estratégias de gestão e averiguar as influências do capital social, das políticas públicas, da avaliação institucional, no processo de construção democrática que possibilitou conquistas, destacando Cruzeta, na região do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte, semi-árido nordestino, na conjuntura nacional e internacional de experiências bem-sucedidas em gestão nas categorias institucionais e de liderança. Este estudo torna-se relevante por permitir compreender que as práticas culturais dos seridoenses que simbolizam um capital social gerado com princípios de confiança, reciprocidade, cultura cívica, como força motriz na superação dos problemas comunitários e a conquista de princípios democráticos, colaboraram para que a escola se tornasse uma referência nacional em gestão educacional. Outro aspecto que tornaram essa escola singular foi à construção coletiva do projeto pedagógico com a participação cívica e a cultura de auto-avaliação como forma de compreender a práxis institucional e estabelecer diretrizes para melhorar a prática pedagógica e a gestão em suas múltiplas dimensões pedagógicas, sociopolíticas, administrativo-financeiras e jurídicas
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13570
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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