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Título: A vestimenta e a moda: uma análise da revista estilo
Autor(es): Nunes, Gilcerlandia Pinheiro A.
Palavras-chave: Consumo de moda feminina;Vestimenta;Revista estilo;Consumption of feminine Fashion;Clothes;Estilo magazine
Data do documento: 23-Ago-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NUNES, Gilcerlandia Pinheiro A.. A vestimenta e a moda: uma análise da revista estilo. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: Trata-se nesta dissertação do consumo de moda feminina, através de uma análise dos conteúdos da revista Estilo. Esta Revista é um licenciamento da americana Instyle direcionada ao público feminino publicada no Brasil pela Editora Abril desde 2002. Para o norteamento da pesquisa, foram trabalhados alguns conceitos pertinentes às discussões do campo da moda em autores como Pierre Bourdieu, Gilda de Melo e Souza, Georg Simmel, Gilles Lipovetsky entre outros fundamentais à compreensão tanto do consumo quanto da moda. Ainda em busca da compreensão dos discursos que permeiam o mundo da moda foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com duas figurinistas que trabalham em duas lojas diferentes especializadas em tecidos na cidade de Natal. Foi feita análise das revistas Estilo publicadas no período de junho de 2008 e junho de 2009, relacionando com os dados coletados nas entrevistas com o intuito de entender como os discursos são construídos e disseminados, tornando-se, portanto, eficientes na sedução dos grupos de mulheres as quais se direciona para conseguir produzir e consolidar tipos de gostos adequados e aceitáveis de vestir
Abstract: This research addresses the consumption of women's fashion, through an analysis of the contents of the Estilo magazine. This magazine is an licensing of American Instyle, directed at the female, published by Editora Abril in Brazil since 2002. To guide this research, in relation of the fashionable field, some relevants concepts and authors were worked, like Pierre Bourdieu, Gilda de Souza Melo, Georg Simmel, Gilles Lipovetsky among other fundamental to understanding both the consumption and fashion. Still in search of understanding the discourses that permeated the fashion world were done semi-structured interviews with two costume designers who work in two different shops specializing in fabrics in the Natal's city. Were analyzed Estilo magazines published from June 2008 to June 2009, relating to the data collected in interviews in order to understand how discourses are constructed and disseminated, becoming so efficient in the seduction of women's groups which is directed to achieve and consolidate the production of appropriate and acceptable form to wear
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13628
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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