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Título: Miguilins no sertão da cabaça azul: incandescência, infância e devaneios poéticos em Mutum
Autor(es): Soares, Ednalda
Palavras-chave: Devaneio poético;Infância;Sertão;Cinema;Literatura;Mutum;Rêve poétique;Enfance;Régions sèche;Cinéma;Littérature;Mutum
Data do documento: 4-Abr-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SOARES, Ednalda. Miguilins no sertão da cabaça azul: incandescência, infância e devaneios poéticos em Mutum. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: Cette thèse concerne dans une lecture poétique du roman Campo Geral, de Guimarães Rosa, du film Mutum - basé sur le roman mentionné et réalisé par Sandra Kogut, et de l investigation das les villes de Minas Gerais/MG impliqués dans la production du film. Le but de cette lecture est de communiquer l'expérience onirique faite à partir d'une oeuvre cinématographique, à partir d un récit littéraire et la rencontre avec cinq acteurs non-professionnels et de trois membres de l'équipe de Mutum. Pour ça, le rêve poétique, proposé par Gaston Bachelard, il est utilisé comme une ressource cognitive à l'expérience de la réalité de semi-imaginaire l'homme, a partir de l actionnement du double dans le processus de participation affective (MORIN, 1997). Le film choisi abord des impressions d un enfant qui vit avec ses parents, avec ses frères, avec sa grand-mère et avec sa chienne Rebeca, dans un place appelé Mutum. Sous la perspective de l être rêveur, qui medite sur les images de l enfance onirique dans le contexte des régions sèches de la campagne, des régions qui sont transformées et étendues à travers le rêve poétique, nous arrivons à l enfance méditative (BACHELARD, 2006). Tout au long de la narration de cette recherche, Guimarães Rosa, la réalisatrice Sandra Kogut, moi-même comme un individu / chercheur et les interlocuteurs de la famille Mutum que j'ai trouvé dans Minas Gerais, nous sommes tous pris comme Miguilins qui rêvent de La région Cabaça Azul. Incandescents, multiples, primitives, ces Miguilins sont porteurs des papiers colores et avec elle ils comprennent la participation de l'homme dans le Grand Récit (SERRES, 2005)
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação empreende uma leitura poética da novela Campo Geral, de Guimarães Rosa, do filme Mutum, baseado na novela citada e dirigido por Sandra Kogut e da investigação em campo realizada em cidades de Minas Gerais-MG envolvidas na realização desse filme. O propósito dessa leitura é comunicar a experiênica devaneadora realizada a partir de uma obra fílmica, de uma narrativa literária e do encontro com cinco atores não-profissionais e três pessoas da equipe técnica de Mutum. Para isso, o devaneio poético, proposto por Gaston Bachelard, é usado como recurso cognitivo para experienciar a realidade semi-imaginária do homem, a partir do acionamento do duplo no processo de participação afetiva (MORIN,1997). O filme escolhido trata das impressões de uma criança, que vive com seus pais, seus irmãos, sua avó e sua cachorra Rebeca num lugar chamado Mutum. Sob a perspectiva do ser devaneador, que medita sobre as imagens da infância onírica dentro do contexto do sertão, de um sertão que é transformado e alargado por meio do sonho poético, alcançamos a infância meditada (BACHELARD, 2006). Ao longo da narrativa desta pesquisa, Guimarães Rosa, a diretora Sandra Kogut, eu mesma enquanto indivíduo/pesquisadora e os interlocutores da Família Mutum que encontrei em Minas Gerais, todos nós somos tomados enquanto Miguilins que sonham o sertão da cabaça azul. Incandescentes, múltiplos, palimpsestos, esses Miguilins são portadores da carteira de identidade multicolorida e com ela compreendem a participação humana na Grande Narrativa (SERRES, 2005)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13634
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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