Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13647
Title: Diálogos com o homem imaginário: pensando o uso de imagens no ensino de sociologia
Authors: Senna, Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de
Keywords: Ensino de sociologia;Educação;Cinema;Complexidade;Imagem.
Issue Date: 24-Feb-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SENNA, Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de. Diálogos com o homem imaginário: pensando o uso de imagens no ensino de sociologia. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O texto aborda a questão do cinema como operador cognitivo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Apresenta um pequeno histórico da disciplina com a finalidade de dar um panorama mínimo de compreensão do contexto em que se insere o problema a ser discutido. A concepção de educação, dentro da teoria da complexidade, tal como difundida por Edgar Morin em livros dedicados a pensar a educação é a base para a discussão. Busca-se pensar uma educação para a compreensão da diversidade sem desconsiderar a unidade do humano (sapiens demens). O cinema entra como uma mediação para essa finalidade, haja vista que sua utilização mobiliza a subjetividade amplificando as possibilidades de aprendizagem sem tanta fragmentação e reducionismo do complexo ao simples. As imagens são pensadas a partir da concepção de Gaston Bachelard, com a noção de ressonância e repercussão apresentada em ―A poética do espaço.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13647
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DialogosHomemImaginario_Senna_2012.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.