Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13676
Título: Constituição, consolidação e ocaso do capital político: uma compreensão sociológica da "Era Tasso" no Ceará
Autor(es): Silva, Emanuel Freitas da
Palavras-chave: Capital político. Capital politico. Era Tasso;Political capital. Political capital. Was Tasso
Data do documento: 7-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Emanuel Freitas da. Constituição, consolidação e ocaso do capital político: uma compreensão sociológica da "Era Tasso" no Ceará. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa compreende um estudo sobre a temporalidade política denominada Era Tasso . Para tanto, procurou-se compreender os mecanismos de formação e constituição de sua notoriedade política a partir do protagonismo do Centro Industrial do Ceará, no final dos anos 70, na cena política estadual e de como tal notoriedade foi constituindo-se e aglutinando-se em torno de seu nome. Para a pesquisa, foi central a tomada da Sociologia Política de Pierre Bourdieu, em especial a sua noção de campo político e, por isso mesmo, a de capital político . Apresentamos as características da referida temporalidade na política cearense e damos ênfase aos momentos eleitorais para verificarmos, aí, a constituição desse capital político, sua consolidação e incorporação (numa série de eleições estaduais não-competitivas) e seu ocaso (cujos primeiros sinais deram-se ainda em 2002), com a surpreendente derrota na eleição de 2010
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13676
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmanuelFS_DISSERT.pdf909,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.