Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13695
Título: Política de turismo e desenvolvimento: uma avaliação do prodetur ii em Parnamirim/RN (2005-2012)
Autor(es): Lima, Renata Mayara Moreira de
Palavras-chave: PRODETUR. Avaliação. Desenvolvimento;PRODETUR. Evaluation. Development
Data do documento: 28-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: LIMA, Renata Mayara Moreira de. Política de turismo e desenvolvimento: uma avaliação do prodetur ii em Parnamirim/RN (2005-2012). 2013. 240 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A dissertação avalia a efetividade do Programa de Desenvolvimento do Turismo na segunda fase (2005-2012) no município de Parnamirim/RN, busca-se verificar se este contribui para o desenvolvimento. Especificamente objetivou: a) Descrever as características e as ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo no município de Parnamirim/RN; b) Identificar as percepções dos gestores públicos; da iniciativa privada e da sociedade civil a respeito da efetividade das ações do PRODETUR em Parnamirim e das repercussões do programa na qualidade de vida da população local; e c) Identificar as efetivações do PRODETUR na vida da população local que tenha participado de alguma ação do programa. Para tais pretensões, o percurso envolvendo a emergência e a consolidação do fenômeno turístico no seio da sociedade moderna, bem como o momento de intervenção do Estado no setor foi importante para verificar quais características estão imbuídas nas políticas públicas de turismo. Aliado a discussão do desenvolvimento para além do viés economicista, tendo as contribuições de Amartya Sen (desenvolvimento como liberdade) eixo norteador. Para a avaliação propriamente dita foram utilizadas as falas dos diversos atores locais envolvidos com o programa, compreendendo: gestão pública do turismo, iniciativa privada, sociedade civil e população local. Além de dados secundários coletados em instituições como IBGE e Secretaria Municipal/ Estadual de Turismo. Os resultados encontrados com a pesquisa nos mostraram que o PRODETUR II contribui com alguns elementos que podem cooperar para o desenvolvimento de Parnamirim/RN, pois este ocasiona efetivações significativas em cada bairro pesquisado. No entanto, é relevante observar que esses elementos estão aquém das reais possibilidades, uma vez que os resultados do programa poderiam ter sido mais substanciais. Neste sentido, ressaltamos que o fortalecimento da gestão pública e a mobilização da população local são elementos imprescindíveis para maior efetividade do PRODETUR nas próximas etapas
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13695
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenataMML_DISSERT.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.