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Título: "Eis que a semente caiu em boa terra": a avenida Cruz Cabugá no Recife-PE como campo religioso local
Título(s) alternativo(s): "Behold, the seed fell on good ground" Cabuga Cruz Avenue in Recife-PE as the religious site
Autor(es): Luiz, Ronaldo Robson
Palavras-chave: Consumo religioso. Mercado simbólico. Neopentecostalismo;Market. Symbolic goods. Competition. Neopentecostals
Data do documento: 27-Fev-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: LUIZ, Ronaldo Robson. "Behold, the seed fell on good ground" Cabuga Cruz Avenue in Recife-PE as the religious site. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Nesse estudo apresentamos algumas das características marcantes da atual conjuntura religiosa nacional, resultantes de uma constante relação de concorrência entre as igrejas que fazem parte do contexto brasileiro. Elegemos como ponto de partida a metáfora do mercado religioso trabalhada inicialmente por Berger (1985) Finke & Stark (1988, 1992) e Stark & Iannaccone (1994), entre outros, que visualizaram a possibilidade de trabalhar a esfera da religião enquanto uma categoria analítica semelhante a um mercado de bens simbólicos, o mercado religioso. Esse mercado é um espaço de crescente relação de concorrência pela preferência dos fiéis, o que produz transformações organizacionais nas instituições que operam nesse mercado, gerando novas demandas e estratégias para que seus objetivos sejam alcançados. Tomamos como campo de pesquisa a Avenida Cruz Cabugá no Recife-PE, por identificarmos nesse local uma possibilidade de estudá-lo enquanto campo religioso que pudesse representar bem o mercado religioso brasileiro. Para isso realizamos um recorte entre as igrejas presentes nessa avenida e trabalhamos com as neopentecostais, especificamente a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus, por serem as de maior expressão atualmente no mercado religioso brasileiro e por serem vizinhas nessa avenida, proporcionando um espaço de possibilidades para investigarmos as estratégias de concorrência utilizadas por essas agências. Uma das ideias nas quais nos baseamos neste trabalho é a de que presenciamos, dentro do contexto brasileiro, um processo crescente de transformação da religião baseada principalmente na lógica de mercado
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13750
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