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Título: A educação da mulher norte-riograndense segundo Júlia Medeiros (1920-1930)
Autor(es): Rocha Neto, Manoel Pereira da
Palavras-chave: Educação social;Gênero;Mulher - educação;Práticas docentes - Caicó (RN) - 1920-1930;Educação;Social education;Gender;Woman - education;School practices;Caicó city (RN);Education
Data do documento: 1-Set-2005
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ROCHA NETO, Manoel Pereira da. A educação da mulher norte-riograndense segundo Júlia Medeiros (1920-1930). 2005. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
Resumo: This present work has the aim of reconstruct the biographical profile and the practices of the professor and journalist Julia Medeiros in the county of Caico, State of Rio Grande do Norte, in the 1920 s and 1930 s, justified by the visibility of this professor during the construction of the lettered society from the mentioned State and the participation in potiguar press. How were the women and educator s representations in the 1920 s and 1930 s ? With the aim to get answers, I use as sources, the Public Archive of Rio Grande do Norte and the Geographical and Historical Institute of Rio Grande do Norte, the newspaper of that time, as the available issues of Jornal das Moças (1923-1932), magazines, letters, pictures, and interviews with relatives, ex-students and friends of this intellectual woman. It was noticed that she stood out as a professor at School Group of Senador Guerra and as a journalist, sending opinions about everyday life. With this analysis, it configures, in part, her time and the history of education in Rio Grande do Norte, with the participation of teachers. Despite of her importance during the construction of education and citizenship of women, Julia Medeiros lived the two sides of the same coin: visibilty and anonymity
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo reconstituir o perfil biográfico e as práticas da professora e jornalista Júlia Medeiros, no município de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte, nas décadas de 1920 e 1930, justificadas pela visibilidade dessa docente na construção da sociedade letrada norte-rio-grandense e participação na imprensa potiguar. Como era a representação de mulher e de educadora nas décadas de 1920 e 1930? Na busca de respostas utilizo como fontes o Arquivo Público do Rio Grande do Norte e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, os jornais da época, como os exemplares disponíveis do Jornal das Moças (1926-1932), revistas, cartas, fotografias, entrevistas com familiares, ex-alunos e amigos dessa intelectual. Constatou-se que ela se destacou como professora no Grupo Escolar Senador Guerra e jornalista atuante, emitindo opiniões acerca do cotidiano. Com esta análise, configura-se, em parte, sua época e a história da educação no Rio Grande do Norte, com a participação de educadoras. Apesar de sua importância na construção da educação e da cidadania das mulheres, Júlia Medeiros viveu os dois lados da moeda: visibilidade e anonimato
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14127
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