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Título: A escola de aprendizes artífices de natal: república, trabalho e educação (1909 1942)
Autor(es): Gurgel, Rita Diana Freitas
Palavras-chave: Ensino profissional;Escola de Aprendizes Artífices;Industrialização;Disciplina;Enseignement professionnel;École d Apprentis-Artifices;Industrialisation;Discipline
Data do documento: 31-Ago-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: GURGEL, Rita Diana Freitas. A escola de aprendizes artífices de natal: república, trabalho e educação (1909 1942). 2008. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: Crées par leDécret n° 7.566, le 23 septembre 1909, les 19 Escolas de Aprentizes Artífices (Écoles d Aprentis Artisans) stratégiquement situées dans les capitales des états brésiliens, répresentaient l une de plus importantes réalisations pour la formation de main-de-oeuvre qualifiée dans les premières décennies de XXème siècle. Alors, ce travail est constitué par une recherche historique ayant eu pour base les informations apportées par des documents divers (Lois, Décrets, Rapports et Messages Gouvernementales, Livres des Immatriculations) et des nouvelles publiées dans le journal A República, disponibles à l Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte IHG-RN, à l Arquivo Público do Estado et au Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET RN). On montre la configuration que l expérience de l École d Aprentis Artisans a constituée au Rio Grande do Norte à partir de 1909, crée avec le niveau élémentaire jusqu au 1942, quand la Lei Orgânica do Ensino Industrial a changé cet enseignement en le modifiant pour le niveau secondaire. Dans l état du Rio Grande do Norte(RN), ce genre d école a été crée au 3 janvier de 1910. La finalité était la formation des ouvriers et contremaîtres par l enseignement pratique et technique nécessaires aux mineurs qui puissent apprendre un métier. L école du RN a contribuée pour la consolidation du projet politique-idéologique de la construction de la nationalité brésilienne, par des pratiques des contenu patriotique et civique-militaire, en détachant l insertion du scoutisme scolaire comme expression de la militarisation des pratiques éducatives pour le contrôle des corps. Malgré l enseignement professionnel avoir été utilisé pour l imposition des modèles culturelles sous-jacents aux rapports de production capitaliste qui étaient exigés des travailleurs, la Escola de Aprendizes Artífices de Natal a répondue à la demande locale, ce qui renforce l idée que sa création dans ce moment historique a attendu surtout le but politique-idéologique plutôt que celui du développement économique et éducationnel de la population norte-riograndense
metadata.dc.description.resumo: Criadas pelo Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, as 19 Escolas de Aprendizes Artífices, localizadas estrategicamente nas capitais brasileiras, representaram um dos mais importantes feitos em favor da formação de mão-de-obra qualificada nas primeiras décadas do século XX. Este trabalho consiste em uma pesquisa histórica, que teve por base as informações obtidas de diferentes fontes documentais (Leis, Decretos, Relatórios Ministeriais, Mensagens Governamentais, Livros de Matrícula, Livros de Assentamento de Pessoal, fotografias e cartas) e de notícias veiculadas no jornal A República, disponíveis no Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Norte (IHG RN), no Arquivo Público do Estado (APE RN) e no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET RN). Retrata a configuração que a experiência da Escola de Aprendizes Artífices assumiu no Rio Grande do Norte desde 1909, quando foi criada com o nível primário, até 1942, quando a Lei Orgânica do Ensino Industrial alterou o ensino profissional, transformando-o em nível secundário. No Rio Grande do Norte, a Escola de Aprendizes Artífices foi inaugurada em Natal, no dia 03 de janeiro de 1910, com a finalidade de formar operários e contramestres por meio de ensino prático e dos conhecimentos técnicos necessários aos menores que pretendessem aprender um ofício. A Escola do Rio Grande do Norte contribuiu para a consolidação do projeto político-ideológico de construção da nacionalidade brasileira pela ministração de conteúdo patriótico e cívico-militar, destacando-se a inserção do escotismo escolar como expressão da militarização das práticas educativas para o controle dos corpos. Apesar de o ensino profissional ter sido utilizado para a imposição de modelos culturais, subjacentes às relações de produção capitalista, que eram exigidas dos trabalhadores, a Escola de Aprendizes Artífices de Natal respondeu a uma demanda local, o que reforça a defesa de que sua criação, naquele momento histórico, atendeu bem mais a uma preocupação de cunho político-ideológico do que àquela voltada ao desenvolvimento econômico e educacional da população norte-rio-grandense
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14146
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