Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14179
Título: Da informação ao conhecimento :o jornalismo científico na contemporaneidade
Autor(es): Veras Júnior, José Soares de
Palavras-chave: Jornalismo científico;Educação;Reportagem;Comunicação;Scientific journalism;Education;Reportage;Communication
Data do documento: 25-Jul-2005
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: VERAS JÚNIOR, José Soares de. Da informação ao conhecimento :o jornalismo científico na contemporaneidade. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
Resumo: The purpose of this dissertation is to analyze the actual nature of the Scientific Journalism, studying the historical facts from these informations segment, their matters production and the news industries that work with these specific niche of the contemporary journalism. It is taken into account the educational potential of the specialized journalism and it is considered the communication as a transdiciplinary science. To get into this point it was elected as an analyze category the Reception it Mediation Studies specially the north-americans theories besides the utilization also of the reportage concept to identify how to establish the epistemological relations between Communication and Education. Among the objectives of this dissertation are the investigation of the scientific character of the journalism; the analysis of the theoretical currents of Pedagogy that are based on the theory of Social Communication, as for example the Total Language and the analysis of the industrial and technological characteristics of the most important scientific and cultural magazines of Brazil, Northeast and Natal
metadata.dc.description.resumo: O objeto de estudo desta dissertação consiste na análise da atual natureza do Jornalismo Científico, onde se estuda a historicidade deste segmento noticioso, sua produção de pautas e a atual indústria que cerca este nicho específico do jornalismo moderno. Leva-se em consideração o potencial educativo deste tipo de jornalismo especializado e entende-se a comunicação como uma ciência transdisciplinar. Para isto elegeu-se como categoria de análise os Estudos de Recepção e Mediação sobretudo das vertentes norte-americanas e britânicas além de se utilizar também o conceito de reportagem para identificar como se estabelecem as relações epistemológicas entre Comunicação e Educação. Entre os objetivos específicos do trabalho está a averiguação do caráter científico da comunicação; análise das características industriais e ideológicas dos periódicos científicos mais atuantes no Brasil e no Rio Grande do Norte; e por fim: análise das correntes teóricas da Pedagogia que se alicerçam nos referenciais teóricos da Comunicação Social, a exemplo da Linguagem Total, de Francisco Gutierrez
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14179
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseSVJ.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.