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Título: O livro didático de história: um caleidoscópio de escolhas e usos no cotidiano escolar (Ceará, 2007 2009)
Autor(es): Timbo, Isaíde Bandeira
Palavras-chave: Livro didático;programa nacional do livro didático (pnld);escola pública no Ceará;ensino de história;Textbook;textbook national program (pndl);public school in ceara;history teaching
Data do documento: 14-Dez-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: TIMBO, Isaíde Bandeira. O livro didático de história: um caleidoscópio de escolhas e usos no cotidiano escolar (Ceará, 2007 2009). 2009. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: In the first decade of the XXI century, it is possible to assert that school textbook is part of the material culture of most public Brazilian schools by means of National School Textbook Program (PNLD). This research aimed at identifying and analyzing textbooks choice in Ceara, relating it to the uses of such tool within school daily life. The setting for the study was four public schools, two of them placed in Fortaleza, and the other in Quixada. It evaluated the uses of textbooks in the 6th grade. As part of methodology, public managers were interviewed, teachers answered surveys, and a direct observation during History classes in 2008 school year was carried out. The observation was over after round chats with students in the class, in which each one designed draws and sentences concerning to the textbook. Furthermore, the study was based on MEC official documents that regulate the textbook choice process with National textbook Program announcement (PNDL/2008) and PNDL/2008 Textbook Guide, in addition to History textbooks schools used. Roger Chartier‟s concept of appropriation was an analysis category, as well as Michael de Certeau s strategy and tatics‟, and Dominique Julia‟s concept of school culture . The study recognizes textbook in the perspective of Alain Choppin and Egil Borre Johnsen, since it is a complex cultural object. For this reason, the study designs an analogy with a kaleidoscope that sends different images depending on who uses it, within a set of colorful lines, since textbook comprehends nowadays different sources and languages, as it offers countless possibilities of use in teaching History. The study concludes that only the main text of each chapter is really worked in daily class practice. Therefore, although theoretical and graphic changes in textbook production, the textbook is underused, which is central to a later rethought of teachers instruction, since, depending on the conception of teaching and learning, textbook potentialities will be used to improve the development of knowledge in History.
metadata.dc.description.resumo: Na primeira década do século XXI, é possível afirmar que o livro didático faz parte da cultura material da maioria das escolas públicas brasileiras através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Sendo assim, um dos objetivos desta pesquisa foi identificar e analisar o processo de escolha dos livros didáticos no Estado do Ceará, relacionando-o com os usos que se faz deste instrumento no cotidiano escolar. Tivemos como espaço de pesquisa empírica quatro escolas públicas, duas localizadas em Fortaleza e duas em Quixadá; em cada escola, uma turma de 6º ano diurno. Como parte do procedimento metodológico, realizamos entrevistas com gestores públicos, aplicamos questionários aos professores, e fizemos observação direta durante todas as aulas de História do ano letivo de 2008 das quatro turmas investigadas. E finalizamos com uma roda de conversa com os alunos de cada turma, na qual estes fizeram desenhos e frases referentes ao livro didático. Ainda trabalhamos com documentos oficiais do MEC que regulamentam o processo de escolha dos livros didáticos, como o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2008) e o Guia de Livro Didático do PNLD/2008; além dos livros didáticos de História adotados. Utilizamos como categoria de análise o conceito de apropriação , de Roger Chartier, as categorias de estratégias e táticas , de Micheal de Certeau, como também o conceito de cultura escolar cunhado por Dominique Julia. Percebemos o livro didático na perspectiva de Alain Choppin e Egil Borre Johnsen, portanto, um objeto cultural complexo. Por isso, fazemos uma analogia com um caleidoscópio que emite diferentes imagens conforme quem o use, num conjunto de fios coloridos, pois o livro didático hoje comporta diferentes fontes e linguagens, e oferece inúmeras possibilidades de uso no Ensino de História. Ao final de nossa pesquisa, percebemos, no entanto, que, no cotidiano, em geral, apenas o texto principal de cada capítulo é trabalhado. Então, apesar das transformações teóricas e gráficas na produção do livro didático, este ainda é subutilizado, sendo fundamental um posterior repensar da formação docente, pois, a depender da concepção de ensino e aprendizagem que se adota, as potencialidades deste recurso didático serão utilizadas no favorecimento da construção do conhecimento histórico.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14246
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