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Título: Retratos da dignidade: negros do riacho: identidade educação fotografia (2005-2007)
Autor(es): Medeiros, Maria Iglê de
Palavras-chave: Educação;Identidade;Fotografia;Ação afirmativa;Propaganda;Éducation;Identité;Photografie;Action affirmative;Propagande
Data do documento: 9-Mai-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MEDEIROS, Maria Iglê de. Retratos da dignidade: negros do riacho: identidade educação fotografia (2005-2007). 2008. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: Portraits de la Dignité: Noirs du Riacho (2005-2006) analyse le Projet Dignité, comme un produit publicitaire du gouverne du Rio Grande do Norte, à travers de trois voie: l éducation; l identité; la propagande publicitaire. Notre regard a été dirigé vers les images écrites, parlés et photografiées pour meilleur comprendre comme la communauté des Noirs du Riacho, a été incorporer a polítique d égalité de races proposé par les gouvernes Municipal, de l État, et Fédéral, tout em transformant la communauté en produit publicitaire du gouverne. Entre une partie et l outre on a enregistrés des questions sur l identité, plus particulierment la (des)constrution identitaire tout en s appuyant dans le rôle de la langage publicitaire, que em utilisand les richeses de ses techniques, montre le Riacho et le peuple dans la exposition etno-photogaphique Portraits de la Dignité. Ainsi, c est important comprendre la divulgation du Projet Dignité, appuyer dans la propragande de l image des personnages du Riacho divulguées dans la presse locale. Cette problematique, nos conduit a controverser des questions três anciennes par rapports aux discriminations contre les négres, ainsi comme la façon que le gouvernement en la période analysé, s engage en la problematique des communautés restantes de quilombolas dans l État du Rio Grande do Norte. Au choisir la communauté du Riacho pour développer sa politique d action affirmative l État place le Riacho comme laboratoire sociale , en cette contexte nous cherchons à travers des analyses des documents officiels, thèses, recherches bibliografiques et de champs, bien comme de matériel journalistique et publicitaire, révéler les messages véhiculés dans la presse locale sur des questions proposés par cette étude. Pour développer l étude nous appuyons metodologicament en la recherche qualitative, sans perdre de vue l analyse critique des contenus, vu que les sujets en étude ne doive pas être analyser basé en un unique point de vue. Ainsi, nous pensons ne pas fermer la question, mas ouvrir l outres pour permettre meilleur débattre la liason chaque jour plus fort entre la publicité e l action gouvernamentale, en ce qui est relatif aux usages de l image photografique
metadata.dc.description.resumo: Retratos da Dignidade: Negros do Riacho (2005-2007) analisa o Projeto Dignidade, enquanto produto publicitário do governo do Rio Grande do Norte através de três canais: a educação; a identidade; a propaganda publicitária. Nosso olhar foi dirigido através das imagens escritas, faladas e fotografadas para melhor entendimento de como, a comunidade dos Negros do Riacho, foi incorporada a política de igualdade racial dos Governos Municipal, Estadual e Federal, e transformada em produto publicitário de governo. Traçadas entre uma parte e outra estão registradas as questões da identidade, mas sobretudo sua (des)construção, favorecida pela linguagem publicitária, que utiliza a riqueza de suas técnicas, apresentando o Riacho e sua gente através da mostra Etno-Fotográfica Retratos da Dignidade. Logo, torna-se relevante compreender a divulgação do Projeto Dignidade, tendo como suporte da propaganda a imagem dos personagens do Riacho divulgada na mídia local. Fato este, que nos conduz de certa forma, a questão da ratificação de antigos estereótipos aos negros atribuídos, assim como a forma que o Governo do RN no período acima referido se compromete com a problemática das comunidades remanescentes de quilombo existente em nosso estado. O Estado ao tomar a comunidade do Riacho para a efetivação de sua política de ação afirmativa a coloca na condição de laboratório social (RN, GOVERNO DO ESTADO, 2005). Assim, buscamos através da análise de documentos oficiais, teses, pesquisa bibliográfica e de campo, bem como, de material jornalístico e publicitário revelar as mensagens veiculadas na mídia local acerca da questão proposta para este estudo. Para tanto, nos ancoramos metodologicamente na pesquisa de cunho qualitativo, sem perder de vista a análise crítica dos conteúdos, visto que os sujeitos em estudo não devem ser analisados numa via de mão única, dado sua complexidade. Assim, pensamos não fechar a questão, mas abrir um leque de tantas outras, fomentando o debate em torno da ligação cada dia mais forte entre a publicidade e a ação governamental, no que diz respeito ao uso da imagem fotográfica
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14247
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