Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14289
Título: Cecília Meireles e a lírica pedagógica em Criança meu amor (1924)
Autor(es): Fernandes, Hercília Maria
Palavras-chave: Cecília Meireles;Lírica pedagógica;Poética da maternidade;Cecília Meireles;Pedagogical lyric;The Poetics of motherhood
Data do documento: 29-Out-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: FERNANDES, Hercília Maria. Cecília Meireles e a lírica pedagógica em Criança meu amor (1924). 2008. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: The research Cecília Meireles and the Pedagogical Lyric in Children My Love (1924) consists in a critical analysis, a cultural and historical approach to the pedagogical intentionalities and to the social and educational functionalities expressed in the childish literary work of the poetess and educator Cecília Meireles (1901-1964), in Brazil, during the first decades of XX century. The author s conceptions of the literary art, the philosophical and educational foundations, the Christian and liberal ideologies and values pertinent to her work for children and the relations between her texts and the ideals of the Brazilian intellectuals to effect changes in the every day life based on the child formation and on the teaching feminization process were examined in the work. This paper shows a content analysis with the intention of offering signification to the work Children My Love (1924) according to the investigation of specific categories: child, motherhood and schooling; through the exploration of synonymous and bipolar key-words found in Cecília s documents: child/adult, teacher/mother; school/home, ignorance/intelligence. The research intends to understand how the author articulates, in her informal pedagogical action in Children s Literature, science, literary and Christian faith knowledge, in order to expand her social and educational ideal concentrated in children, guided by the maternal hand and aimed at constructing a New Man, New Civilization and a New Social Order
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de pesquisa Cecília Meireles e a Lírica Pedagógica em Criança meu Amor (1924) consiste em uma análise crítica, numa abordagem histórico-cultural, das intencionalidades pedagógicas e funcionalidades sócio-educativas expressas na produção literária infantil da poetisa e educadora Cecília Meireles (1901-1964), no Brasil, durante as primeiras décadas do século XX. No trabalho examinam-se as concepções de arte literária da autora, fundamentos filosófico-educacionais, valores e ideologias liberais cristãs pertinentes à sua produção para crianças e as relações de seus textos com os ideais dos intelectuais brasileiros para efetivar modificações no cotidiano a partir da formação da criança e do processo de feminização do magistério. O estudo realiza uma análise de conteúdos, buscando oferecer significação à obra Criança meu amor (1924) conforme a investigação de categorias específicas: criança, maternidade e escolarização; por meio da exploração de palavras-chave sinônimas e bipolares identificáveis nos documentos de Cecília: criança/adulto, professora/mãe, escola/lar, ignorância/inteligência. A pesquisa busca compreender como a autora articula, em sua ação pedagógica não-formal na Literatura Infantil, os saberes da ciência, da literatura e da fé cristã, a fim de expandir seu ideário sócio-educacional centrado na criança, guiado pela mão materna e voltado à construção de um Novo Homem, Nova Civilização e Nova Ordem Social
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14289
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HerciliaMF.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.