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Título: Políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil: a implementação no CEFET-RN (1998 2008)
Autor(es): Pereira, Ulisseia ávilla
Palavras-chave: Políticas educacionais;Educação profissional;Ensino médio;Educational policies;Vocational education;High school
Data do documento: 23-Jul-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PEREIRA, Ulisseia ávilla. Políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil: a implementação no CEFET-RN (1998 2008). 2010. 310 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: This study has analyzed the high school and professional education policies (1998-2008) and their impacts on the Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. It has presented an analysis and design of the productive restructuring process in the world of work and education, the technical, vocational education and high school policies in Brazil, referring to this period, as well as the changes in Cefet-RN for implementation of Political Guidelines of Vocational, Technical and High School Education. This study is guided by assumptions related to these policies, which are located in different historical moments. It is a study in which subjects are understood as historical and social beings, embedded in the economic, political and cultural rights which, by its actions, can be transformed. It was based on a theoretical framework consistent with the object of research to give it shape and meaning, serving as a parameter to address the problem outlined in research questions. It was used analysis of bibliographical material and specific documents from the Institution, semi-structured interviews with the subjects part of technical and high school. Results show that many of the recommendations in the present high school policies and vocational technical and high school education, implemented in Cefet-RN, for the period 1998-2002, show inconsistencies between what is said and what can be officially established in the pedagogical practice of teachers and professional practice of some graduates. Regarding the integration of vocational education with the high school (2005-2008) in this Institution, the study signaled that its prioritization failed to materialize in full, in Cefet-RN, although it was developed and implemented a Political-Pedagogical Project in 2005
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa as políticas de educação profissional e de ensino médio (1998-2008) e as suas repercussões no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Apresenta uma análise e delineamento sobre o processo de reestruturação produtiva no mundo do trabalho e na educação, as políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil, referentes ao período, as mudanças ocorridas no Cefet-RN para implementação das Diretrizes Políticas de Educação Profissional Técnica e do Ensino Médio. O presente estudo é norteado por pressupostos relacionados a essas políticas, situadas em momentos históricos diferenciados. Trata-se de um estudo em que os sujeitos são compreendidos como seres históricos e sociais, inseridos em conjunturas econômicas, políticas e culturais, que, por suas ações, podem ser transformadas. Apoiou-se em um referencial teórico coerente com o objeto de investigação para imprimir-lhe forma e significado, servindo de parâmetro para tratar o problema delineado nas questões de pesquisa. Utilizou-se da análise de material bibliográfico e documentos específicos da Instituição, entrevistas semiestruturadas com os sujeitos integrantes do ensino médio e técnico. Os resultados evidenciam que a grande parte das recomendações presentes nas políticas de ensino médio e de educação profissional técnica em nível médio, implementadas no Cefet-RN, correspondentes ao período 1998 a 2002, apresentam contradições entre o que é dito, oficialmente, e o que pode ser estabelecido na prática pedagógica dos professores e na prática profissional de alguns egressos. Quanto à integração da educação profissional com o ensino médio (2005-2008) na referida Instituição, o estudo sinalizou que a sua priorização não se efetivou, na íntegra, no Cefet-RN, embora tenha sido elaborado e implementado um Projeto Político-Pedagógico em 2005
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14324
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