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Título: O ensino de portugês para crianças estrangeiras: reflexões sobre um fazer docente.
Autor(es): Almeida, Cibele Lucena de
Palavras-chave: Fazer docente;Ensino de Português;Língua segunda;Criança estrangeira.;Hacer docente;Enseñanza de Portugués;Língua segunda;Niño extranjero.
Data do documento: 15-Mar-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ALMEIDA, Cibele Lucena de. O ensino de portugês para crianças estrangeiras: reflexões sobre um fazer docente.. 2010. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: La presencia de personas extranjeras radicadas en la província de Rio Grande del Norte trae a la escuela el desafio de recibir alumnos hablantes de otros idiomas. En esa perspectiva, el estudio tiene como objetivo investigar la practica pedagógica desarrollada por una profesora de Pipa - RN, con destaque en la enseñanza de Portugués para niños inmigrantes en la Enseñanza Fundamental. Esa temática se hace relevante al proponer posibles alternativas para el desarrollo de una acción docente reflexiva y mediatizadora de la enseñanza de una língua segunda. Para la concretización de este trabajo disertativo, se há realizado un estudio de caso de tipo etnográfico y de naturaleza qualitativa en una institución privada de la playa de Pipa - RN, en el período de noviembre de 2007 a agosto de 2008. Se há utilizado como procedimientos, la observación participante, la entrevista semiestruturada gravadaen áudio, la análise documental, el registro en diário de campo y el registro fotográfico. Se há elegido como referencial teórico las discusiones de Almeida Filho (1992, 1997, 2002, 2005), Cunha (1999, 2002), Freire (1996, 2004), Moita Lopes (1996), Vygotsky (1998), Wachowicz (1995) y Zabala (1998). La análise revela que, aunque la profesora observada no tenga conocimientos específicos sobre la enseñanza de PL2 en la escuela regular, su acción educativa há demonstrado avanzos, especialmente, al considerar los aprendizes como sujetos del processo de enseñanza aprendizaje, entre ellos los niños extranjeros; contemplar la identidad y las diferencias culturales y linguísticas de estos educandos; incluyese el aspecto lúdico en la preparación de las actividades; articular vínculos sociales, afectivos y cognitivos, entre otros aspectos destacados. Sin embargo, evidenciase la necesidad de una formación pedagógica específica para el trabajo con niños inmigrantes, a través de la interlocución entre los currículuns de los cursos de Filología y Pedagogia de las Universidades brasileñas, a partir del cual estudios y debates podran ser fomentados en la busqueda por uma enseñanza de PL2 verdaderamente comunicativo y democrático.
metadata.dc.description.resumo: A presença de pessoas estrangeiras residentes no estado do Rio Grande do Norte traz à escola o desafio de receber alunos falantes de outros idiomas. Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo investigar a prática pedagógica desenvolvida por uma professora de Pipa - RN, com ênfase no ensino de Português para crianças imigrantes no Ensino Fundamental. Essa temática torna-se relevante ao propor possíveis alternativas para o desenvolvimento de uma ação docente reflexiva e mediadora do ensino de uma língua segunda. Para a concretização deste trabalho dissertativo, realizou-se um estudo de caso do tipo etnográfico e de natureza qualitativa em uma instituição privada da praia de Pipa - RN, no período de novembro de 2007 a agosto de 2008. Utilizou-se como procedimentos, a observação participante, a entrevista semi-estruturada gravada em áudio, a análise documental, o registro em diário de campo e o registro fotográfico. Tomou-se como referencial teórico as discussões de Almeida Filho (1992, 1997, 2002, 2005), Cunha (1999, 2002), Freire (1996, 2004), Moita Lopes (1996), Vygotsky (1998), Wachowicz (1995) e Zabala (1998). A análise revela que, embora a professora observada não possua conhecimentos específicos sobre o ensino de PL2 na escola regular, sua ação educativa demonstrou avanços, principalmente, ao considerar os aprendizes como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, dentre eles as crianças estrangeiras; contemplar a identidade e as diferenças culturais e linguísticas desses educandos; incluir o caráter lúdico no planejamento das atividades; articular vínculos sociais, afetivos e cognitivos, entre outros aspectos destacados. Ainda assim, evidencia-se a necessidade de uma formação pedagógica específica para o trabalho com crianças imigrantes, através da interlocução entre os currículos dos cursos de Letras e Pedagogia das Universidades brasileiras, a partir da qual estudos e debates poderão ser fomentados na busca por um ensino de PL2 efetivamente comunicativo e democrático.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14354
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