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Título: Escola ativa como semeadora de sonhos nas turmas multianuais: representações das(os) professoras(es) da microrregião de Mossoró-RN.
Autor(es): Dantas, Márcia Maria Avelino
Palavras-chave: Educação;Escola ativa;Representação social;Turma multianual.;Education;Active school;Social representation;Multi-year class.
Data do documento: 15-Mar-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: DANTAS, Márcia Maria Avelino. Escola ativa como semeadora de sonhos nas turmas multianuais: representações das(os) professoras(es) da microrregião de Mossoró-RN.. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: The issue of multi-classes in schools from the field and methodology for these classes is controversial and contentious, both in terms of teaching, monitoring and organizational, is the perspective of values, training and systematization of public policy. Why the strategy Methodological Active School facing those classes appeared as a significant and exciting topic of research. Thus, it was aimed to apprehend the social representations of active school by teachers (s) to understand the extent to which these representations influence the acceptance and use of the program strategies. Perceiving and analyzing also the various factors related to the management, monitoring and training needs of (the) teachers as alternatives to make this meaningful action. The study focused 112 teachers (s), which for over a year, worked in the program in six municipalities in the micro-region of Rio Grande do Norte / RN - Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel and Tibau. From this perspective relied on Social Representation Theory and the Theory of the Central Core, attending to the subjectivity of the object searched, inserted in the psychosocial field of knowledge, we opted for multi-methodological approach, using quantitative and qualitative techniques. However, the highlight was a projective technique Free Association of Words from the term Active School is .... The words were systematized by EVOC program, and also applied semi-structured interviews, focusing specific issues that led to trace the socio-demographic profile of (the) participants and wider issues about the object of study. The evocations, justifications and interviews provided the basis for the analysis of the content that followed the steps: formation of the corpus, the composition of the analysis and categorization. The results show the representations an attitude of acceptance and positive appraisal of the participants to the Active School Program. At the core, these representations are objectified around the words "action", "learning", "autonomy" and "interaction". Based on the premise that the representations have a duty to guide the practices and behavior, one can see that the positive attitude of the group favors a systematic methodology and acceptance of the program, but we must look at the changes in management, training, monitoring of (the) teachers (s) and support to schools.
metadata.dc.description.resumo: A questão das turmas multianuais nas escolas do campo e proposta metodológica para essas turmas é polêmica e controversa, seja no ponto de vista didático, acompanhamento e organizacional, seja na perspectiva de valores, formação e sistematização de políticas públicas. Motivo que a Estratégia Metodológica Escola Ativa voltada para aquelas turmas se configurou como uma temática significativa e instigante de pesquisa. Assim, objetivou-se apreender as representações sociais de Escola Ativa por professoras(es) para compreender em que medida essas representações influenciam na aceitação e utilização das estratégias do programa. Percebendo e analisando, também, os diversos fatores relacionados à gestão, acompanhamento e necessidades formativas dos(as) docentes como alternativas para tornar tal ação significativa. O estudo privilegiou 112 professoras(es), que há mais de um ano, atuavam no programa nos seis municípios da Microrregião de Mossoró/RN Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau. Nessa perspectiva recorreu a Teoria das Representações Sociais e na Teoria do Núcleo Central, buscando atender à subjetividade do objeto pesquisado, inserido no campo psicossocial do conhecimento, optou-se pela abordagem plurimetodológica, utilizando-se técnicas quantitativas e qualitativas. No entanto, o destaque foi para a técnica projetiva Associação Livre de Palavras a partir do termo indutor Escola Ativa é... As evocações foram sistematizadas pelo programa EVOC e, também, se aplicou entrevistas semi-estruturadas, privilegiando questões específicas que permitiram traçar o perfil sociodemográfico das(os) partícipes e questões mais abrangentes sobre o objeto de estudo. As evocações, justificativas e as entrevistas serviram de base para a análise do conteúdo que seguiu as etapas: constituição do corpus, composição das unidades de análise e a categorização. Os resultados revelam nas representações uma atitude de aceitação e valorização positiva dos partícipes ao Programa Escola Ativa. No núcleo central, essas representações estão objetivadas em torno das palavras ação , aprendizagem , autonomia e interação . Baseando-se na premissa de que as representações têm como função guiar as práticas e condutas, percebe-se que a atitude positiva do grupo favorece a sistematização e aceitação da metodologia do programa, mas é preciso mudanças no olhar da gestão, na formação, acompanhamento das(os) professoras(es) e no apóio às escolas.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14361
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