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Título: O ato pedagógico como ato gnosiológico em Paulo Freire ensinar como uma aventura criadora
Autor(es): Pereira, Sandra Maria Borba
Palavras-chave: Conhecimento;Educação;Paulo Freire;Ciclo gnosiológico;Ciclo de ensinar e aprender;Conocimiento;Educación;Paulo Freire;Ciclo gnoseológico;Ciclo de enseñar y aprender
Data do documento: 3-Dez-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PEREIRA, Sandra Maria Borba. O ato pedagógico como ato gnosiológico em Paulo Freire ensinar como uma aventura criadora. 2010. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: La presente tesis doctoral tiene como objeto de estudio la visión epistemológica de Paulo Freire y como punto central su comprensión del acto pedagógico como un acto gnoseológico e sus consecuencias para la praxis docente. La tesis original afirma, que en la obra de Freire hay una comprensión sobre el conocimiento ubicando el acto pedagógico como una situación gnoseológica, comprensión esta, indispensable a una praxis educacional libertadora. Para identificar esa comprensión, la presente investigación de carácter bibliográfica y cualitativa fue realizada a partir de indicaciones del propio Paulo Freire sobre el acto de leer/estudiar y del abordaje hermenéutico de Hans-Georg Gadamer, utilizando el diálogo con los textos del autor, buscando los sentidos capaces de responder a las cuestiones desarrolladas en la tesis. El trabajo presenta, además de una pre-comprensión del tema, los resultados de los ejercicios dialógicos mantenidos con los textos de Freire sobre el conocimiento y la educación como situación gnoseológica. Oportunamente fueron construidos mapas conceptuales de los hallados de la autora, para una mejor visualización espacial del lector, así como de los diálogos con tres estudiosos del pensamiento de Paulo Freire. El pensamiento de Freire sobre el conocimiento y la educación como situación gnoseológica abarca las siguientes dimensiones, aparte de la dimensión epistemológica propiamente dicha: dimensión históricofilosófica; dimensión político-ideológica; dimensión comunicativa y dialógica; dimensión ética y estética; dimensión pedagógico-cultural; y dimensión institucional y de gestión. La comprensión por el educador de esas dimensiones bien como sobre el Ciclo de Enseñar y Aprender pueden contribuir de modo significativo para una praxis docente capaz de recorrer el camino del diálogo problematizador, aquel que puede tornar el acto pedagógico un acto verdaderamente gnoseológico, capaz de auxiliar hombres y mujeres en su proceso de humanización
metadata.dc.description.resumo: A presente tese tem como objeto de estudo a visão epistemológica de Paulo Freire e como questão central sua compreensão sobre o ato pedagógico enquanto ato gnosiológico e suas conseqüências para a práxis docente. A tese original afirma que perpassa a obra freireana uma compreensão sobre o conhecimento que situa o ato pedagógico como situação gnosiológica, compreensão esta indispensável a uma práxis educacional libertadora. Para identificar essa compreensão, a presente pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativa foi realizada a partir de indicações do próprio Paulo Freire sobre o ato de ler/estudar e da abordagem hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, utilizando o diálogo com os textos do autor, em busca dos sentidos capazes de responder às questões desdobradas na presente tese. O trabalho apresenta, além de uma pré-compreensão do tema, os resultados dos exercícios dialógicos mantidos com os textos de Freire sobre o conhecimento e a educação como situação gnosiológica. Oportunamente foram construídos mapas conceituais dos achados da autora, para melhor visualização espacial do leitor bem como diálogos com três estudiosos do pensamento freireano. O pensamento freireano sobre o conhecimento e a educação enquanto situação gnosiológica engloba as seguintes dimensões, além da dimensão epistemológica propriamente dita: dimensão histórico-filosófica; dimensão político-ideológica; dimensão comunicativa e dialógica; dimensão ética e estética; dimensão pedagógico-cultural; e dimensão institucional e de gestão. A compreensão pelo educador dessas dimensões bem como sobre o Ciclo de Ensinar e Aprender podem contribuir de modo significativo para uma práxis docente capaz de percorrer o caminho do diálogo problematizador, aquele que pode tornar o ato pedagógico num ato verdadeiramente gnosiológico, capaz de auxiliar homens e mulheres em seu processo de humanização
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14366
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