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Título: A educação destina a algumas crianças no Piauí (1730 1859)
Autor(es): Vieira, Maria Alveni Barros
Palavras-chave: Educação da criança;Séculos XVIII e XIX;Piauí;XVIIIème et XIXème Siècles;Piauí
Data do documento: 27-Dez-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: VIEIRA, Maria Alveni Barros. A educação destina a algumas crianças no Piauí (1730 1859). 2011. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: L'histoire culturelle de l'éducation de l'enfant dans le Piauí, de l'année de 1730 à l'année de 1859, je mange écriture dans ce travail de thèse, est motivé dans l'analyse sócio-histórica de la forme scolaire à la lumière des théorisations des historiens Gui Vincent, Bernard Lahire et Daniel Thin, avec l'objectif de refléter concernant le passage d'instauration de la socialisation des enfants dans les écoles publiques, religieuses, particulières et domestiques. La recherche concernente à la thématique éducation de l'enfant dans leurs conceptions politiques et culturelles levou-em à définir, je mange objet d'étude, les manières d'instruire les enfants dans l'(s) école (s) et dans la (s) famille (s). La thèse du travail ici défendu est de que l'éducation destinée aux enfants dans le Piauí, dans la période de 1730 à 1859, était soumise aux acquisitions des habilités de lecture et d'écriture, principalement, analogue à leurs conceptions politiques et culturelles. La judicieuse recherche de corpus documentaire (licences, avertissements, troupeaux, lettres, correspondances, consultations, métiers, règlements, régiments, rapports, lois, dispositions, cartes scolaires, cartes d'inscriptions) pour l'écriture de la thèse il se procède nous quantités formulaires et digitales du Portugal, Brésil, Pará, Maranhão et Piauí. L'analyse de l'ensemble des sources nous a permis de comprendre que la socialisation scolaire de l'enfant dans le Piauí n'a pas maintenu le mêmes façons pendant cette longue période qui a été de 129 ans, malgré des récurrences, celui-là a acquis des formes et des sens divers qui variaient comme les circonstances politiques et culturelles, les exigences du commerce, les espaces et les sujets qui l'ont vécue intensément
metadata.dc.description.resumo: A história cultural da educação da criança no Piauí, do ano de 1730 ao ano de 1859, como escrita nesse trabalho de tese, está fundamentada na análise sócio-histórica da forma escolar à luz das teorizações dos historiadores Gui Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin, com o objetivo de refletir acerca do trajeto de instauração da socialização das crianças nas escolas públicas, religiosas, particulares e domésticas. A investigação concernente à temática educação da criança em seus desígnios políticos e culturais levou-nos a definir, como objeto de estudo, os modos de educar as crianças na(s) por uma forma escolar. A tese do trabalho aqui defendida é de que a educação escolar destinada às crianças no Piauí, no período de 1730 a 1859, estava submetida às aquisições das habilidades de leitura e escrita, principalmente, análoga aos seus desígnios políticos e culturais. A criteriosa pesquisa do corpus documental (alvarás, avisos, bandos, cartas, correspondências, consultas, ofícios, regulamentos, regimentos, relatórios, leis, provisões, mapas escolares, mapas de matrículas, entre outros) para a escrita da tese procedeu-se nos acervos impressos e digitais de Portugal, Brasil, Pará, Maranhão e Piauí. A análise do conjunto das fontes nos permitiu compreender que a socialização escolar da criança no Piauí não manteve as mesmas feições durante esse longo período que foi de 129 anos, apesar das recorrências, essa foi se desenvolvendo por modos diferenciados e adquirindo sentidos diversos que variavam conforme as circunstancias políticas e culturais, as demandas do comércio, os espaços e os sujeitos que a vivenciaram
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14389
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

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