Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14442
Título: Dançando com gatos e passáros: O movimento ecossistêmico da ludopoiese na educação infantil
Autor(es): Pinheiro, Evanir de Oliveira
Palavras-chave: Ludopoiese. Autoformação. Pensamento Ecossistêmico. Educador Infantil. Educação Infantil;Ludopoiese. Selftraining. Ecosystem Thought. Childhood Educator. Child Rearing
Data do documento: 13-Dez-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PINHEIRO, Evanir de Oliveira. Dançando com gatos e passáros: O movimento ecossistêmico da ludopoiese na educação infantil. 2011. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: This study shows the movement of educators ludopoiese ecosystem of the Center for Early Childhood Education Marise Paiva-CEIMAP. We used the metaphorof dance as an opportunity to stimulate scientific creativity. Ecosystem Thought, complex thinking, the theory of autopoiesis and Flow Theory, constituted the main theoretical steps to understand the phenomenon of ludopoiese, from the look of your totalidadem with the following objectives: 1 - Identify and interpret the process of self ludopoiética CEIMAP of Early Childhood Educators in the actions of the play, care for and educate in school life; 2 - Analyze Ecosystem Thought from ludopoiéticos how these processes affect and / or possible changes and transformations in practice humanescenteseducational CEIMAP. The theoretical metodógicos steps to address the proposed objectives are grounded in existential action research part of the appreciation of the complexity of the real, considering the human being a whole dynamic. In this sense the game of sand, recreational experiences, the systematic studies and video training were explored with a view to the transdisciplinary relevance of everyday phenomena. New knowledge acquired in accordance with the directions given indicating the movement of the ecosystem studied ludopoiese educators, involved in four main streams: love, play, care for and raise it from love streamline interdependently. The ludopoiese eachteacher would then be fed by this web generated by love that permeates all other educational activities, nurturing and maintaining a constant creative self-organization of knowledge and know-how to be teachers. Thus, every network that generates andstream lines the system emerges ludopoiético biology of love, the open dialogue and playing in the wishing well to the student, the aesthetic beauty of caring and educating, as a human conditionand relevant as possible to live / live not only in teaching children, but in other educational contexts of teaching and teacher education
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta o movimento ecossistêmico da ludopoiese dos educadores do Centro de Educação Infantil Marise Paiva-CEIMAP. Utilizou-se a metáfora da dança como uma possibilidade de estimular a criatividade científica. O Pensamento Ecossistêmico, o Pensamento Complexo, a Teoria da Autopoiese e a Teoria do Fluxo se constituíram os principais passos teóricos para compreender o fenômeno da ludopoiese, a partir do olhar de sua totalidade, tendo como objetivos específicos: identificar e interpretar o processo de autoformação ludopoiética dos Educadores Infantis do CEIMAP nas ações do brincar, cuidar e educar no cotidiano escolar e analisar, a partir do Pensamento Ecossistêmico, como esses processos ludopoiéticos afetam e/ou possibilitam mudanças e transformações humanescentes na prática educacional do CEIMAP. Os passos teórico-metodógicos para encaminhar os objetivos propostos se fundam na Pesquisa-ação Existencial, que parte da apreciação da complexidade do real, considerando o ser humano uma totalidade dinâmica. Nesse sentido, o jogo de areia, as vivências lúdicas, os estudos sistematizados e a videoformação foram explorados, tendo em vista a relevância da transdisciplinaridade nos fenômenos cotidianos. Os novos conhecimentos adquiridos indicam o movimento ecossistêmico da ludopoiese dos educadores estudados, implicado em quatro fluxos essenciais: amar, brincar, cuidar e educar, que se dinamizam a partir do amor de forma interdependente. A ludopoiese de cada educador seria, então, alimentada por essa teia gerada pelo amor que permeia as demais ações educacionais, nutrindo e mantendo uma constante auto-organização criativa do saber ser e saber fazer docente. Assim, toda rede que gera e dinamiza o sistema ludopoiético emerge da biologia do amor, da abertura dialógica do amar e brincar, no querer bem ao educando, na beleza estética do cuidar e do educar, como uma condição humana possível e relevante de viver/conviver não apenas no ensino infantil, mas nos demais contextos educacionais de ensino e formação docente
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14442
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvanirOP_TESE.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.