Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14479
Título: Educação do campo e alternância :reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará
Autor(es): Reis, Neila da Silva
Palavras-chave: Educação;Ppolítica educacional;Formação básica;Alternância;Emancipação humana;Education;Educational policy;Basic formation;Alternation;Human being emancipation
Data do documento: 5-Out-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: REIS, Neila da Silva. Educação do campo e alternância :reflexões sobre uma experiência na Transamazônica/Pará. 2006. 402 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: The study theme is the Rural Familiar House Program (RFHP), through the Rural Familiar House of Uruará-PA city (URFH), from 2000 to 2005. It is considered as base the education offered to the field young people, in the modality of basic education by alternation methodology between the Familiar and School Times in the two first from 5th to 8th grade classrooms. From the argument about the understanding importance and need of knowledge transmission and construction to be established in the inter-section between general references of the social reality and the subjective ones. It constitutes an educative work that both values domain of knowing and the creative capacity of each pupil. Considering that the greatest aim of the education is the human being emancipation, this thematic for the development of the documentary and field research was defined with the delimitated thematic for the educative practice-proposal in alternation, choosing the Program of the RFHs as the reference to carry out an analysis which considered fruitful in the articulation between education and educative work. This study had the objective to contribute for the debate concerning the alternation and to understand presuposals and educative practice of the RFHs what its importance for the young people and its relation with the field educational policy. For this, it was used, mainly, from analytical references of authors, such as Williams, Gramsci, Adorno, Freire, Shiva, Soares, Molina, Tonet, et. all, all were also important for the construction of this work. The studied documentary sources, as well as the verbal ones the actors also interviewed had allowed, in irreplaceable way and significantly, a critical analysis on the pedagogical proposals and the articulation among school, familiar work and education, which was carried out in the formation of URFH, the sessions of alternation between Time School and Time Family. The results are scored with the chapter construction, as they had presented themselves in several sources and the reading which was made. A reading that signals for the affirmation which is possible to overtake the emphasis on technicality, mediated in the practice-theory-practice relation, still present in the alternation, and, thus, to be able to make an educative work that intends to contribute for the young people education with capacity of being, thinking and to act actually as subjects of their history
metadata.dc.description.resumo: O Tema deste estudo é o Programa das Casas Familiares Rurais (CFRs), por meio da Casa Familiar Rural de Uruará/PA (CFRU), entre os anos de 2000 e 2005. Considera-se, como base, a formação ofertada aos jovens do campo, na modalidade de educação básica, pela metodologia de alternância entre os Tempos Escola e Familiar, nas duas primeiras turmas de 5ª à 8ª série. Parte-se do argumento sobre a importância do entendimento e da necessidade de transmissão/construção do conhecimento, fundados na inter-secção entre referências gerais da realidade social e das subjetivas. Constitui um trabalho educativo que valoriza, tanto o domínio dos saberes, como a capacidade criativa de cada aluno. Considerando que o fim maior da educação é a emancipação humana, definiu-se esta temática para o desenvolvimento da pesquisa documental e de campo, com o recorte para a proposta/prática educativa em alternância, escolhendo o Programa das CFRs como a referência para realizar uma análise que se propôs fecunda na articulação entre educação e trabalho educativo. Este estudo teve o objetivo de contribuir para o debate acerca da alternância e compreender os pressupostos e a prática educativa das CFRs e qual a sua importância para o jovem, a sua emancipação e sua relação com a política educacional do campo. Para isto, valeu-se, principalmente, das referências analíticas de autores, como Williams, Gramsci, Adorno, Freire, Shiva, Soares, Molina, Tonet, entre outros, todos também importantes para a construção deste trabalho. As fontes documentais estudadas, assim como as orais os atores entrevistados também permitiram, de modo insubstituível e significativamente, uma análise crítica sobre as proposições pedagógicas e a articulação entre a escola, trabalho familiar e educação, realizada na formação da CFRU, nas sessões de alternância entre Tempo Escola e Tempo Família. Os resultados são pontuados ao decorrer da estruturação dos capítulos, conforme se apresentaram nas diversas fontes e na leitura que destes se fez. Uma leitura que sinaliza para a afirmação de que é possível ultrapassar a ênfase sobre o tecnicismo, mediado na relação prática/teoria/prática, ainda presente na alternância, e, assim, poder fazer um trabalho educativo que pretenda contribuir para a formação de jovens com capacidade de ser, pensar e agir de fato como sujeitos de sua história
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14479
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NeilaRCS.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.