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Título: Corporeidade e a melodia da experiência estética na formação humanescente de cantores-educadores
Autor(es): Santos, Artemisia de Andrade e
Palavras-chave: Corporeidade;Educação Estética;Experiências Estéticas;Cantoreseducadores;Formação Humanescente;Corporeity;Aesthetical Education;Aesthetical Experiences;Singers-Educators;Human Formation
Data do documento: 30-Set-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SANTOS, Artemisia de Andrade e. CORPOREIDADE E A MELODIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO HUMANESCENTE DE CANTORES-EDUCADORES. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: In order for this study to be developed, the central goal on our investigation was defined as analyzing and interpreting the aesthetical experiences meanings lived by singers-educators in the human formation. The interest for the aesthetical experience theme was built from my own experience for the last twelve years as a member of the School of Music Madrigal, the oldest group in the State Federal University, created for research and cultural extension with structural perspective which brings closer teachers, students and the outer community that comes from different social realities to face the challenge of combining the ability of singing, the corporeity involvement and the aesthetical experiences meanings. This paper points out the understanding of art as perceptive expression of human emotions, such as the creation of existential demand, the restructuring of oneself and the constructions which shape beauty. We seek a dense contribution of new challenges to the peculiar demand of human potential in terms of sensibility repertoire, of involvement, of expectation in magnifying the possibilities and the human and social competences. In the formation human process, we find a living field blooming with natural artistical possibilities, experimenting emotions and feelings shared in collective life, and bringing out impulses to unexpected ludic creation, establishing a powerful aesthetical ambience which highlights the symbolic and imaginary with the deepening of rich ludopoiese properties in several meanings. From the guiding principles of etnophenomenology we find structural and indispensable perspectives which contemplate values, desires, archtype images and ideas that impress originality and fertility to the study. On this path we understand the abundance of living moments of intense commitment, acquaintance, challenges, reunions and connections that stand out from fundamental aspects to freedom, autonomy, creativity and new discontinuities. This acknowledgement brings us closer to the enlighted fullness which makes us humans
metadata.dc.description.resumo: Para o desenvolvimento deste estudo definimos como objetivo central de nossa investigação analisar e interpretar os significados das experiências estéticas vivenciadas por cantoreseducadores no processo de formação humanescente. O interesse pelo tema da experiência estética foi construído a partir de minha própria experiência há doze anos como cantora do Madrigal da Escola de Música, grupo de extensão mais antigo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, um espaço criado para a pesquisa e extensão cultural com perspectiva estrutural que aproxima docentes, discentes e comunidade externa oriundos de diferentes realidades sociais para o desafio de combinar a habilidade do canto coral, o envolvimento da corporeidade e os significados de suas experiências estéticas. Este estudo aponta para o entendimento de arte como sendo expressão perceptiva de emoções humanas, como criação de exigência existencial, de reestruturação de si e de construções que dão forma à beleza. Busca-se uma contribuição densa de novos desafios à exigência peculiar do potencial humano em termos de repertório de sensibilidades, do envolvimento, da expectativa em ampliar as possibilidades e as competências humanas e sociais. No processo de formação humanescente, encontramos o campo fecundo para usufruir possibilidades artísticas espontâneas, experimentar emoções e sentimentos partilhados na vida em grupo, provocar impulsos para criação lúdica inusitada, estabelecer uma ambiência estética potencializadora que evidencia o simbólico e o imaginário com o aprofundamento das propriedades da ludopoiese ricas em significados diversos. A partir de princípios norteadores da etnofenomenologia encontramos perspectivas estruturantes e indispensáveis que contemplam valores, desejos, imagens arquetípicas e ideias que imprimem originalidade e fecundidade ao estudo. Nesse percurso compreendemos a abundância de momentos vivenciais de intenso comprometimento, convivência, desafios, reencontros e conexões que despontam em aspectos fundamentais para a liberdade, autonomia, criatividade e novas descontinuidades. Esse reconhecimento nos aproxima da plenitude luminosa para humanescer
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14492
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

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