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Título: Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa: um estudo de caso
Autor(es): Filgueiras, Fernanda Celeste da Rocha
Palavras-chave: ensino de Português;ensino fundamental;sociointeracionismo;oralidade;enseñanza de portugués;nivel fundamental;sociointeracionismo;oralidad
Data do documento: 9-Mar-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: FILGUEIRAS, Fernanda Celeste da Rocha. Eventos de oralidade em aulas de língua portuguesa: um estudo de caso. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: Este trabajo tiene como objetivo investigar el tratamiento ofrecido al estudio de la lenguaje en la modalidad oral en clases de lengua portuguesa en los 3º y 4º ciclos del Nivel Fundamental a la luz de concepciones sociointeracionistas de lenguaje. Para tal, tomamos como referencia las contribuciones de Bakhtin (1992) Marcuschi (2005), Batista (2001), Antunes (2009), Bagno (2002), Suassuna (2009), Ramos (2002), Castilho (2000), Oliveira (2003), entre otros, como también tomamos como referencia los objetivos establecidos en los programas oficiales, entre los cuales están los PCN de lengua portuguesa, el PNLD y el regimiento escolar. El campo de pesquisa seleccionado fue una escuela pública de la ciudad de Parnamirim donde los datos fueran colectados en visitas, en las entrevistas grabadas con los sujetos y también durante las observaciones a las clases. Hecho estos procedimientos de coleta de datos se hizo su análisis que estuvo vinculada al referencial teórico. Los resultados de la pesquisa indican características en el tratamiento ofrecido al lenguaje oral que refleja, principalmente, una concepción de lengua y lenguaje adoptada por los profesores aún muy vinculada a las concepciones estructuralistas, sin lograr una práctica que contemple la oralidad como objeto de estudio
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o tratamento oferecido ao estudo da linguagem na modalidade oral nas aulas de língua portuguesa nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, à luz de concepções sociointeracionistas da linguagem. Para tal, fundamentamo-nos nas contribuições de Bakhtin (1992), Marcuschi (2005), Batista (2001), Antunes (2009), Bagno (2002), Suassuna (2009), Ramos (2002), Castilho (2002), Oliveira (2003), dentre outros, como também fundamentamo-nos nos objetivos estabelecidos nos programas oficiais, dentre os quais estão os PCN de língua portuguesa, o PNLD e o regimento escolar. O campo de pesquisa escolhido foi uma escola pública da cidade de Parnamirim-RN, onde os dados foram coletados durante as visitas, em entrevistas gravadas com os sujeitos e também durante as observações às aulas. Após esses procedimentos de coleta de dados, procedeu-se à sua análise, que esteve vinculada ao referencial teórico. Os resultados da pesquisa apontam características no tratamento da linguagem oral que refletem, principalmente, uma concepção de língua e linguagem trazida pelos professores, ainda muito vinculada a concepções estruturalistas, sem conseguir efetivar um trabalho que contemple a oralidade como objeto de estudo
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14514
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

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