Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMenezes, Antonio Basílio Novaes Thomas dept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Marta Bezerrapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:45Z-
dc.date.available2013-04-24pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:45Z-
dc.date.issued2012-08-10pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marta Bezerra. Conceitos e práticas educativas nos regimentos escolares no Rio Grande do Norte (1910 1930). 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14553-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the concept of childhood in the dimension of educational practice, which is present in the regimental school and historically constructed power relations during the period 1910 to 1930, in Rio Grande do Norte. To contextualize this study, it is necessary to address the Bylaws of the School Groups (1915), the Internal Isolated Schools (1925) and Education Reform (1916). The expansion of education in the State, aiming at preparing the individual for the new capitalist social order was the concern of all governments of the first republic. During this period, the school is conceived as a privileged scenario of a set of practices aimed at disciplining the children, to explore, in some respects, the concept of childhood. Over time, this cocepção was constructed historically. In addition, the school receives children, which in the late nineteenth and early twentieth century, are inserted into an educational process in line with the state, embodied in laws, regulations and school discursive practiceseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRegimentos escolares. História da educação. Higienismo. Concepção de infância. Prática pedagógicapor
dc.subjectRegiments school. History of education. Hygienism. Conception of childhood. Pedagogical practiceeng
dc.titleConceitos e práticas educativas nos regimentos escolares no Rio Grande do Norte (1910 1930)por
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5725863901159164por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6por
dc.contributor.referees1Paiva, Marlúcia Menezes dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4por
dc.contributor.referees2Nascimento, José Mateus dopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a concepção de infância na dimensão da prática pedagógica, a qual se encontra presente nos regimentos escolares e historicamente construído nas relações de poder, durante o período de 1910 a 1930, no Rio Grande do Norte. Para contextualizar este estudo, se faz necessário abordar o Regimento Interno dos Grupos Escolares (1925), Regimento Interno das Escolas Isoladas (1925), Regimento Interno das Escolas Rudimentares (1925), Regulamento da Escola Normal (1922) e a Reforma do Ensino (1916). A ampliação da educação no Estado, visando preparar o indivíduo para a nova ordem social capitalista era a preocupação de todos os governos da primeira república. Nesse período, a instituição escolar é concebida como cenário privilegiado de um conjunto de práticas voltadas para disciplinamento da infância, tendo em vista explorar, em alguns aspectos a concepção de Infância. Ao longo dos tempos, essa concepção foi sendo construída historicamente. Paralelamente, a escola recebe as crianças, as quais, no final do século XIX e início do século XX, são inseridas em um processo educacional em consonância com o Estado, materializado por meio de leis, regimentos escolares e práticas discursivaspor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MartaBR_DISSERT.pdf2.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.