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Título: Uma ecologia de base complexa
Autor(es): Tabosa, Wyllys Abel Farkatt
Palavras-chave: Ecologia complexa;Saberes da tradição;Educação e meio ambiente;Complex ecology;Tradition knowing;Education and environment
Data do documento: 5-Set-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: TABOSA, Wyllys Abel Farkatt. Uma ecologia de base complexa. 2007. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: This thesis objective systemize and discuss the ecological knowledge constructed by means of tradition knowledge with basis in a complex ecology (MORIN, 2002b). The conception of tradition knowledge (ALMEIDA, 2001c) corresponds to a diversity of knowledgement, of men and women, constructed from heteroclite elements of the geographic way, making use of analogies and homologies which serves as the base for this scientific inquiry. These knowledge are extremely related the context where these people are inserted. To construct an ecology of complex base is to understand that the reality is not given previously, and that its construction assumes indissociability among the elements that composes it, that is, between nature and society, material and immaterial elements. To incorporate the disorder, the uncertainty, the unpredictable and the auto-echo-organization as guide principles of a new ecology, constitutes in a new vision of the biological science and the scientific ecology in direction to a science of complexity. The work focuses the ecological knowledge of the Piató lagoon, municipality of Açu, in the State of Rio Grande do Norte, having as interlocutor of this boarding Mr. Francisco Lucas da Silva (known in the local as Chico Lucas), fisherman and agriculturist, who was born, and lives until today, in the community of Areia Branca, around the lagoon. Having for base the method as strategy (MORIN, 2001a), the research construction was performed through the realization of more than 10 trips carried out between the years of 2005 and 2007. In these trips the ecological aspects of the environments such as, the flora and the fauna, as well as the environmental impacts on the lagoon, were obtained in recorded dialogues and interviews with Chico Lucas, which were later transcripts. The information from there showed a natural and social complex reality, little known by Cartesian science, since it brings a wealth of details of daily life full, over all, for tradition knowing of the people that had lived there and the ones who remain living there. The thesis looks to understand the strategies of thought and the knowledge production referring to traditional knowing and its ability of interchange between different cognitive operators. The ecological knowledge that emerges of these knows reveals a systemic perception of the environment, presenting the beings and phenomena in its peculiarities and its degrees of complexity, but immutable in its indissociability
metadata.dc.description.resumo: Esta tese objetiva sistematizar e discutir o conhecimento ecológico construído por meio de saberes da tradição com base numa ecologia complexa (MORIN, 2002b). A concepção de saberes da tradição (ALMEIDA, 2001c) corresponde a uma diversidade de conhecimentos, de homens e mulheres, construídos a partir de elementos heteróclitos do meio geográfico, fazendo uso de analogias e homologias e que serve de base para essa investigação científica. Esses conhecimentos são extremamente ligados ao contexto em que estão inseridas essas pessoas. Construir uma ecologia de base complexa é compreender que a realidade não está dada previamente, e que sua construção supõe indissociabilidade entre os elementos que a compõem, ou seja, entre natureza e sociedade, elementos materiais e imateriais. Incorporar a desordem, a incerteza, a imprevisibilidade e a auto-ecoorganização como princípios reitores de uma nova ecologia se constitui numa abertura da ciência biológica e da ecologia científica rumo a uma ciência da complexidade. O trabalho focaliza os conhecimentos ecológicos da lagoa do Piató, município de Assu, no Estado do Rio Grande do Norte, tendo como interlocutor dessa abordagem o Senhor Francisco Lucas da Silva (conhecido localmente por Chico Lucas), pescador e agricultor, que nasceu, e vive até hoje, na comunidade de Areia Branca, no entorno da lagoa. Tendo por base o método como estratégia (MORIN, 2001a), a construção da pesquisa foi sendo erguida ao longo de mais de 10 viagens realizadas entre os anos de 2005 e 2007. Nessas viagens os aspectos ecológicos dos ambientes, a flora e a fauna, bem como os impactos ambientais negativos que sofre a lagoa foram externados em diálogos realizados com Chico Lucas, os quais foram gravados, e posteriormente transcritos. As informações daí advindas fizeram emergir uma realidade natural e social complexa, pouco conhecida pela ciência cartesiana, visto que traz uma riqueza de detalhes da vida cotidiana permeada, sobretudo, por saberes da tradição dos que aí viveram e dos moradores que ali permanecem. A tese procura compreender as estratégias de pensamento e a produção do conhecimento referentes aos saberes da tradição e à sua habilidade de articulação entre diferentes operadores cognitivos. O conhecimento ecológico que emerge desses saberes revela uma percepção mais sistêmica do ambiente, vez que apresenta os seres e fenômenos em suas peculiaridades e em seus graus de complexidade, mas inabaláveis em sua indissociablidade
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14558
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