Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14589
Título: Programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Públicas Federais (REUNI): repercussões na UFRN
Autor(es): Pereira, Raphael Lacerda de Alencar
Orientador: Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Palavras-chave: Reforma do estado. Reestruturação da gestão. Expansão da educação superior;Reforma del estado. Reestructuración de la gestión. Expansión de la educación superior
Data do documento: 28-Set-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PEREIRA, Raphael Lacerda de Alencar. Programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Públicas Federais (REUNI): repercussões na UFRN. 2014. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o seu papel na reconfiguração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ressaltando suas repercussões na gestão e organização da universidade. Para a realização do trabalho, entre os procedimentos técnicos, utilizamos a revisão de literatura, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A revisão bibliográfica permitiu aprofundar conceitos importantes sobre a temática, priorizando conteúdos referentes aos conceitos de globalização e neoliberalismo; reforma do Estado e suas repercussões para as políticas de educação superior brasileira; diretrizes de documentos internacionais e nacionais que definiram a organização desse nível de ensino. Os estudos indicam, no que se refere à expansão da UFRN, que as metas pactuadas do REUNI foram atendidas quase que na sua totalidade. No entanto, qualitativamente, não se pode afirmar que o REUNI teve um impacto positivo, pois além da expansão das vagas e da criação de cursos novos, na sua maioria foram criados cursos noturnos, houve um aumento substancial da relação professor x aluno, o que mostra que essa expansão também se dá pela racionalização dos recursos humanos e da estrutura física existentes. Nessa perspectiva, o REUNI trouxe várias modificações na forma de gerenciar os serviços na UFRN, merecendo destaque a intensificação do processo de mudanças na concepção de uma gestão burocrática para a gestão gerencial, ressaltando a cultura instituída com o contrato de gestão. Nesse sentido, a utilização das metas e de indicadores de desempenho passa a adquirir cada vez mais importância como forma de acompanhar e avaliar o cumprimento das ações pactuadas, pois desse cumprimento depende o repasse de recursos financeiros. Nesse contexto, o Programa vem se caracterizando como uma continuidade das políticas privatizantes para a expansão da educação superior brasileira, e objetiva inserir nas universidades públicas federais um modelo de organização fundamentado no paradigma gerencialista de administração, ocasionando assim, a mercantilização de bens e serviços acadêmicos
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo analizar la implantación del Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales (REUNI) así como su papel en la reconfiguración de la Universidade Federal do Rio Grande do Norte, resaltando sus repercusiones en la gestión y organización de la universidad. Para la realización del trabajo, entre los procedimientos técnicos, utilizamos la revisión de literatura, el análisis de documentos y las entrevistas semiestructuradas. La revisión bibliográfica ha permitido profundizar en conceptos importantes sobre la temática, priorizando los contenidos referentes a los conceptos de globalización y neoliberalismo; La reforma del Estado y sus repercusiones sobre las políticas de educación superior brasileña; directrices de documentos internacionales y nacionales que definieron la organización de este nivel de enseñanza. Los estudios indican, en relación a la expansión de la UFRN, que las metas pactadas del REUNI fueron atendidas casi en su totalidad. Sin embargo, cualitativamente, no se puede afirmar que el REUNI haya tenido un impacto positivo, pues además del incremento de plazas y de la creación de cursos nuevos, que en su mayoría fueron cursos nocturnos, ha habido un aumento sustancial en relación a la cantidad de alumnos por profesor, lo que demuestra que dicho incremento también se da por la racionalización de los recursos humanos y de la estructura físca existentes. Desde esta perspectiva, el REUNI originó varias modificaciones en la forma de gestionar los servicios en la UFRN, mereciendo especial atención la intensificación del proceso de transformaciones en la concepción de una gestión burocrática a una gestión desde la gerencia, resaltando la cultura instituída con el contrato de gestión. En ese sentido, la utilización de las metas y de los indicadores de desempeño pasa a adquirir cada vez más importancia como forma de acompañar y evaluar el cumplimiento de las acciones pactadas, pues de este cumplimiento depende la concesión de recursos financieros. Dentro de este contexto, el Programa se ha caracterizado por dar continuidad a las políticas de privatización para la expansión de la educación superior brasileña, provocando la inserción en las universidades públicas federales, de un modelo de organización fundamentado en el paradigma de la gerencia y la administración, que conlleva así, a la mercantilización de los bienes y servicios académicos
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14589
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaphaelLAP_DISSERT.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.