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Título: O Corpo do grupo corpo: os movimentos das obras Benguelê, Lecuona e Onqotô
Autor(es): Silva, Thays Anyelle Macedo da
Palavras-chave: Corpo. Sensível. Dança. Fenomenologia;Body. Sensitive. Dance. Phenomenology
Data do documento: 26-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Thays Anyelle Macedo da. O Corpo do grupo corpo: os movimentos das obras Benguelê, Lecuona e Onqotô. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Movimento Humano, Cultura e Educação, Saúde e Desempenho) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: In this research, we invite to reflection by a phenomenological gaze on the body, through the description of some works of contemporary Brazilian dance company Grupo Corpo. This Company was chosen intentionally to give us elements in their creations to interrogate the understanding of the body and sensitive. Thus, as we launch issues in this dissertation: that body dance in Grupo Corpo? And as we can see, a phenomenological approach, an understanding of the body and sensitive works in that company? Building on this, the works are to be questioned Benguelê (1998/2003), Lecuona (2004) and Onqotô (2005). It is intended, through these works, coreological approaching the discourse of philosophical discourse and give movement to phenomenological thought of Maurice Merleau-Ponty, in special the sensitive, flesh of the body, the investment in the sensory world as a merger, calling the know body and its power to take chances, to incorporate the world, language, culture, create and choose. Thus, these openings is where thought enters this research. This consistency, we used the phenomenological attitude of Maurice Merleau-Ponty as a methodological approach, since in their study the philosopher takes a look expressive on the body, forming a sensitive language that is expressed in the movements, which deepens the arguments of the Phenomenology a new arrangement for knowledge as a result of our experience in the lived world. The reflections presented here aim to take us to the amazement, the unthinking, whom many still impose epistemological challenges, including understanding the body of knowledge and sensitive
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa, convidamos à reflexão por um olhar fenomenológico sobre o corpo, através da descrição de algumas obras da Companhia brasileira de dança contemporânea Grupo Corpo. Esta Companhia foi intencionalmente escolhida por nos dar elementos para interrogar em suas criações a compreensão do corpo e do sensível. Desse modo, lançamos como questões nesta dissertação: que corpo dança no Grupo Corpo? E como podemos visualizar, num enfoque fenomenológico, uma compreensão do corpo e do sensível nas obras dessa companhia? Partindo disso, as obras a serem interrogadas são Benguelê (1998/2003), Lecuona (2004) e Onqotô (2005). Pretende-se, através dessas obras, aproximar o discurso coreológico do discurso filosófico e, com isso, dar movimento aos pensamentos fenomenológicos de Maurice Merleau-Ponty, em especiais o sensível, a carne do corpo, o investimento na sensorialidade como uma incorporação do mundo, convocando o saber do corpo e seu poder de se arriscar, de incorporar o mundo, a linguagem, a cultura, criar e escolher. Assim, nestas aberturas do pensamento, é onde adentra esta pesquisa. Nesta coerência, recorremos à atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como percurso metodológico, já que em seus estudos o filósofo lança um olhar expressivo sobre o corpo, configurando uma linguagem sensível que é expressa nos movimentos, onde aprofunda as teses da Fenomenologia num novo arranjo para o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo vivido. As reflexões apresentadas aqui pretendem levar-nos ao espanto, ao impensado, aos quais, muitos desafios epistemológicos ainda se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do conhecimento sensível
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14616
Aparece nas coleções:PPGEF - Mestrado em Educação Física

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