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Título: Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado
Autor(es): Oliveira, Aminna Kelly Almeida de
Palavras-chave: Enfermagem. Cateterismo periférico. Estudos de validação. Avaliação
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: OLIVEIRA, Aminna Kelly Almeida de. Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo validar instrumentos para avaliação da habilidade e do conhecimento acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado. Estudo metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. A amostra composta por 24 juízes da pesquisa selecionados a partir dos critérios de inclusão: enfermeiros, docentes das disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica, mínimo de um ano de experiência nas disciplinas, ser da UFRN ou UERN. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: construção de dois instrumentos com base na revisão da literatura científica, resultando em um roteiro de observação estruturado composto por 26 itens e um questionário sobre o conhecimento com 12 questões; submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam avaliar cada item em adequado , adequado com alterações e inadequado , além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 requisitos; e validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, através da aplicação do índice Kappa e do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,61 (bom) para o índice Kappa e maior que 0,75 para o IVC. Obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa/HUOL (CAAE nº 0002.0.294.000-10). Após serem codificados e tabulados, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos 24 juízes, 83,3% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,6 (± 9,3) anos, 70,8% possuíam mestrado acadêmico e 75,0% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência foi de 7,9 (± 8,0) anos e nas disciplinas de semiologia e/ou semiotécnica da enfermagem foi de 5,5 (± 6,7) anos. No julgamento do roteiro de observação estruturado e do questionário sobre o conhecimento nenhum item/questão foi retirado. Em relação a lista de verificação, apenas dois, dos 26 itens do instrumento não obtiveram índice Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo. Destes, sete itens apresentaram índice de concordância perfeito, dez obtiveram concordância ótima e sete tiveram índice considerado bom. Foram realizadas alterações em nove itens. No questionário sobre o conhecimento, dentre as 12 questões que o compunham, todas obtiveram índice Kappa e IVC dentro dos parâmetros estabelecidos para a validade de conteúdo. Dentre elas, 11 apresentaram índice de concordância ótimo e 1 questão obteve índice de concordância bom, sendo que em 04 questões foram realizadas alterações. Em se tratando da avaliação geral dos instrumentos, a lista de verificação obteve IVC de 0,91 e Kappa de 0,85 e o questionário do conhecimento, IVC de 0,94 e Kappa de 0,89. Os dois instrumentos mostraram-se válidos quanto ao seu conteúdo, configurando-se como ferramentas objetivas e claras de avaliação dos conhecimentos e habilidades acerca da punção venosa periférica com cateter agulhado, uma vez que a utilização de medidas válidas busca a redução do risco de distorção dos resultados
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14802
Aparece nas coleções:PPGE - Mestrado em Enfermagem

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