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Título: A construção da ponte metálica sobre o Rio Potengi: aspectos históricos, construtivos e de durabilidade - Natal/RN, Brasil (1912-1916) - estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The construction of the iron bridge over the Potengi River: historical, constructives and durability aspects - in Natal, Brazil(1912-1916). Case study
Autor(es): Negreiros Neto, Manoel Fernandes de
Palavras-chave: Ponte metálica. Aspectos históricos. Processos construtivos. Propriedades tecnológicas;Iron bridge. Historical aspects. Constructive processes. Technological proprieties
Data do documento: 28-Nov-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: NEGREIROS NETO, Manoel Fernandes de. The construction of the iron bridge over the Potengi River: historical, constructives and durability aspects - in Natal, Brazil(1912-1916). Case study. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em MECÂNICA DAS ESTRUTURAS, ESTRUTURAS DE CONCRETO E ALVENARIA E MATERIAIS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: It is a case study that reports the construction of metal truss bridge in the river Potengi in Natal, Rio Grande do Norte, between the years 1912 and 1916. From testimonials on steel bridges in Brazil and worldwide including foundations. Documentary research from procurement of projects and contracts was performed. A chronology of construction, with a description of the equipment used and its original budget with the Brazilian government. Still, we used interviews and surveys with experimental sampling / testimonies, laboratory tests. This study aims to analyze historically and technically the Bridge over the River Potengi, emphasizing primarily the construction process, the qualities and characteristics of the materials used and the technological, chemical, mineralogical and microstructural properties of cement and concrete used in its construction. Taking as conclusions that cements pozolônicos ensured a good durability to the concrete in a hundred-year period and that the solution employed with the compressed air caissons was right
metadata.dc.description.resumo: É um estudo de caso que relata a construção da ponte em treliça metálica sobre o rio Potengi em Natal, Estado do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1912 e 1916. A partir de apreciações sobre pontes metálicas no Brasil e no mundo inclusive fundações. Foi realizada uma pesquisa documental a partir da obtenção dos projetos e contratos. Uma cronologia da construção, com a descrição de equipamentos utilizados e de seu orçamento original com o governo brasileiro. Utilizaram-se ainda, entrevistas e pesquisas experimentais com coleta de amostras/testemunhos, ensaios em laboratório. O presente trabalho tem como objetivo analisar historicamente e tecnicamente a Ponte sobre o Rio Potengi, ressaltando, primordialmente, o processo construtivo, as qualidades e características dos materiais utilizados e as propriedades tecnológicas, químicas, mineralógicas e microestruturais do cimento e do concreto empregados em sua construção. Tendo-se como conclusões que cimentos pozolônicos garantiram uma boa durabilidade ao concreto em um período de cem anos e que a solução empregada com tubulões à ar comprimido foi acertada
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14851
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