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Título: Fonte de energia alternativa: um estudo sobre a percepção ambiental, social e econômica do biodiesel com docentes do Centro de Tecnologia do gás da cidade de Natal RN
Título(s) alternativo(s): Alternative energy sources: a study on environmental awareness, social and economic of biodiesel with teachers in a city of technology center for Natal-RN
Autor(es): Amorim, Marcel da Costa
Palavras-chave: Biodiesel;Ambiental;Social;Econômico;Biodiesel;Environment;Social;Economic
Data do documento: 27-Fev-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: AMORIM, Marcel da Costa. Alternative energy sources: a study on environmental awareness, social and economic of biodiesel with teachers in a city of technology center for Natal-RN. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: Meaning fuel and renewal energy source s derivative additives, the term biodiesel exists in Brazil since 1980, when it was signed its first patent by Expedito Parente. Since then, its importance has grown gradually due to the worsening of the ambient problems, since its use has became a highly promising alternative to the pollution decrease, as in the carbon dioxide issue as with the smoke and sulfur oxide. In Brazil, it was created the National Program of Production, whose objective is to insert the new product in the country s energy matrix, strengthening the economy and creating new employment opportunities, being an important product to the national energetic independence, since Brazil still imports diesel to its domestic consumption. This study aims to identify the ambient, social and economic perception of the teachers from the Technology Center of Natal city (CTGÁS-RN) to the biodiesel. For that, it was used a questionnaire closed questions, organized in the likart scale, directed to the tree spheres of the research analysis, the biodiesel and its social, ambient and economic nuances, totaling 31 questionnaires full answered. In its objectives, the research was descriptive and in its approach it was qualitative. To the data analysis it was used statistical tools (Statistic software, 6.1 version and Microsoft Excel 2003). The research revealed the predominance of the ambient aspect in the sight of the teachers, followed by the social ones. The economic factors represent a minor percentage in the analysis when compared to other
metadata.dc.description.resumo: Termo que designa combustíveis e aditivos derivados de fontes renováveis de energia, o biodiesel existe desde 1980 no Brasil, quando foi assinada a primeira patente pelo professor Expedito Parente. Desde então, sua importância vem crescendo gradativamente, devido ao agravamento dos problemas ambientais, uma vez que sua utilização tem aparecido como uma alternativa altamente promissora para a diminuição da poluição, tanto na emissão de gás carbônico como fumaça e óxido de enxofre. No Brasil foi criado o Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel, cujo objetivo é inserir o novo produto na matriz energética do país, fortalecendo a economia e criando novas oportunidades de emprego e renda, podendo ser um importante produto para a independência energética nacional, já que o Brasil ainda importa óleo diesel para consumo interno. Este estudo visa identificar a percepção ambiental, social e econômica do Biodiesel junto a docentes do Centro de Tecnologia da cidade de Natal/RN (CTGÁS-RN). Para tanto, foi utilizado um questionário estruturado com questões fechadas, organizadas em escala likert, sendo embasadas nas três esferas de análise da pesquisa, o biodiesel e suas nuances sociais, econômicas e ambientais, totalizando em 31 questionários respondidos na íntegra. Do ponto de vista de seus objetivos a pesquisa foi descritiva e em relação à forma de abordagem, quantitativa. Para a análise de dados foram utilizadas ferramentas estatísticas (software Statistic, versão 6.1 e Microsoft Excel 2003). A pesquisa revelou a predominância do âmbito ambiental na ótica dos docentes, seguido dos aspectos sociais. Os fatores econômicos representaram menor percentagem nas análises quando comparado aos demais
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14903
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