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Título: Melhoria da segurança pública: uma proposta para alocação de unidades policiais utilizando o modelo das p-medianas e do caixeiro viajante
Melhoria da segurança pública: uma proposta para alocação de unidades policiais utilizando o modelo das p-medianas e do caixeiro viajante
Título(s) alternativo(s): Public safety improvement: a proposal for police units allocation using p-median and travelling salesman model
Public safety improvement: a proposal for police units allocation using p-median and travelling salesman model
Autor(es): Gurgel, André Morais
Palavras-chave: Segurança Pública;Alocação de Unidades Policiais;P-Medianas;Public Security;Police Units Allocation;P-Median Problem
Data do documento: 26-Fev-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: GURGEL, André Morais. Public safety improvement: a proposal for police units allocation using p-median and travelling salesman model. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: The decrease in crime is one of the core issues that cause concern in society today. This study aims to propose improvements to public safety from the choice of points to the location of police units, ie the points which support the car and the police. For this, three models were developed in order to assist decision making regarding the best placement of these bases. The Model of Police Units Routing has the intention to analyze the current configuration of a given region and develop optimal routes for round preventative. The Model of Allocation and Routing for New Police Units (MARNUP) used the model of facility location called p-median weighted and traveling salesman problem (TSP) combined aiming an ideal setting for regions that do not yet have support points or to assess how far the distribution is present in relation to that found in solution. The Model Redefinition and Routing Unit Police (MRRUP) seek to change the current positioning taking into account the budgetary constraints of the decision maker. To verify the applicability of these models we used data from 602 points to instances of police command that is responsible for the capital city of Natal. The city currently has 31 police units for 36 of these 19 districts and police have some assistance. This reality can lead to higher costs and higher response times for answering emergency calls. The results of the models showed that in an ideal situation it is possible to define a distance of 500 km/round, whereas in this 900 km are covered by approximately round. However, a change from three-point lead reduced to 700 km / round which represents a decrease of 22% in the route. This reduction should help improve response time to emergency care, improving the level of service provided by the increase of solved cases, reducing police shifts and routing preventive patrols
metadata.dc.description.resumo: A diminuição da criminalidade é uma das questões centrais que geram preocupação na sociedade atual. O presente estudo objetiva propor melhorias a segurança pública a partir da escolha de pontos para a localização de unidades policiais, ou seja, dos pontos que servem de apoio às viaturas e aos policiais. Para isto, três modelos matemáticos foram desenvolvidos no intuito de auxiliar a tomada de decisão com relação ao melhor posicionamento destas bases. O Modelo de Roteirização das Unidades Policiais tem como intuito analisar a configuração atual de determinada região e desenvolver rotas ótimas para a ronda preventiva. O Modelo de Alocação e Roteirização de Novas Unidades Policiais (MARNUP) utilizou o modelo de localização de instalações denominado de p-medianas e o problema do caixeiro viajante (TSP) combinados objetivando uma configuração ideal para regiões que ainda não possuem pontos de apoio ou para avaliar o quão distante está a distribuição presente em relação ao encontrado na solução. O Modelo de Redefinição e Roteirização de Unidades Policiais (MRRUP) busca a mudança do posicionamento atual levando em consideração as restrições orçamentárias do decisor. Para a verificação da aplicabilidade destes modelos utilizou-se dados de 602 pontos de ocorrências do Comando de Policiamento da Capital que é responsável pelo município de Natal. A cidade atualmente possui 31 unidades policiais para 36 bairros e destes 19 possuem algum auxílio policial. Esta realidade pode gerar custos mais elevados e maiores tempos de resposta para o atendimento de chamadas de emergências. Os resultados encontrados pelos modelos mostraram que em uma situação ideal é possível delimitar uma distância percorrida de 500 km, enquanto no presente 900 km são percorridos aproximadamente por ronda. Contudo, uma mudança de três pontos leva a redução para 700 km/ronda o que representa uma diminuição de 22% no percurso. Esta diminuição deve ajudar na melhoria do tempo de resposta ao atendimento de emergências, na melhoria do nível de serviço proporcionada pelo aumento de casos resolvidos, na redução dos deslocamentos policiais e no roteamento de rondas preventivas
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14945
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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