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Título: Gestão do Conhecimento e o uso estratégico de Tecnologias de Informação: um estudo em Redes de Franquias no Estado do Rio Grande do Norte
Autor(es): Barbosa, Everton Rodrigues
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Tecnologias de Informação;Internet;Portais Corporativos;Franquias;Knowledge Management;Information Technology;Internet;Corporative Portals;Franchises
Data do documento: 30-Abr-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BARBOSA, Everton Rodrigues. Gestão do Conhecimento e o uso estratégico de Tecnologias de Informação: um estudo em Redes de Franquias no Estado do Rio Grande do Norte. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: This study discusses the use of information technologies for knowledge management in networks of franchises in the Rio Grande do Norte/Brazil, whose management and operation are complex activities, characterized by the geographic spread of their network unities, creating barriers to communication and information sharing between franchisors, franchisees and final customers. In view of this, the following hypotheses were formulated: the knowledge management can be a positive alternative for improving communication between units; and information technology can eliminate many problems related mainly to capture and share knowledge. In general, it aims to investigate, in qualitative and quantitative aspects, how information technology can support knowledge management in networks of franchises. Specifically purposes to register the existence of managerial practices related to knowledge management in enterprises at the franchising sector; to verify whether they have the technological resources with the potential to facilitate the sharing of information; to identify what are the technologies of information and communication used in the organizational environment; and suggest measures that will facilitate the process of organizational learning, using information technology and communication as tools. It concludes that knowledge management becomes a positive alternative, especially in strengthening of bonds of communication and sharing of knowledge between the franchises. In this regard, information technology must provide all the services of the corporation to facilitate communication between franchisor and franchisee, through a single and integrated system. However, they still show unsuitable for more sophisticated technology platforms
metadata.dc.description.resumo: Aborda o uso das tecnologias de informação para a gestão do conhecimento em redes de franquias no Rio Grande do Norte, cuja problemática advêm das barreiras de comunicação e compartilhamento de informações entre as unidades da rede, que se encontram despesas geograficamente. Em vista disto, as seguintes hipóteses foram formuladas: a gestão do conhecimento pode ser uma alternativa positiva para melhorar a comunicação entre as unidades e a tecnologia da informação pode eliminar diversos problemas relacionados principalmente a captura e compartilha de conhecimento. Em geral, objetiva investigar como a tecnologia da informação pode apoiar a gestão do conhecimento em redes de franquias, especificamente pretende registrar a existência de práticas gerenciais relacionadas à gestão do conhecimento nas empresas do setor de franquias. Foi considerada para fins da pesquisa, a população constante no ranking nacional das franquias disponível no site da Associação Brasileira de franquias, em que foram selecionadas apenas as redes com unidades no estado do Rio Grande do Norte, resultando no total de vinte unidades franqueadas. O estudo caracteriza-se como exploratória descritiva, e a análise dos resultados utiliza-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa. Conclui-se que a gestão do conhecimento torna-se uma alternativa positiva, nomeadamente através do reforço dos laços de comunicação e partilha de conhecimento entre as franquias. Neste sentido, a tecnologia da informação deve fornecer todos os serviços da corporação para facilitar a comunicação entre franqueador e franqueado, através de um sistema único e integrado. No entanto, eles ainda mostram inadequados para plataformas tecnológicas mais sofisticadas
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14946
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