Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15004
Título: Controle on-line do número de não-conformidades por itens em uma produção finita
Autor(es): Teixeira, Carla Simone de Lima
Palavras-chave: Controle on-line;Produção finita;Número de não-conformidades;Poisson
Data do documento: 29-Dez-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: TEIXEIRA, Carla Simone de Lima. Controle on-line do número de não-conformidades por itens em uma produção finita. 2010. 86 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Trabalhos anteriores propuseram modelos para controle on-line para variáveis em produções finitas, que visam minimizar o custo médio esperado por item produzido. Porém, em muitos casos a qualidade do produto não é atestada através de mensuração. Neste trabalho será proposta uma abordagem para monitoramento do número de não-conformidades dos itens inspecionados para produções finitas, através de amostras não-unitárias. A taxa média de não-conformidades por itens é considerada parâmetro da distribuição de Poisson. Serão utilizadas propriedades de uma cadeia de Markov finita de estados discretos, para determinar as probabilidades de mudança de estado, a serem consideradas nas expressões de custo, a m de determinar a estratégia étima de monitoração, obtida através da otimização dos parâmetros: intervalo amostral (m) e o tamanho amostral (r). Os parâmetros serão obtidos computacionalmente, através de busca direta, a fim de minimizar a expressão do custo médio por item produzido. O processo inicia (ou reinicia) no Estado I, onde a frequência média de defeituosos é 0; após a mudança para o Estado II, a frequência média de não-conformidades aumenta para 1. A mudança de estado, a cada item produzido, ocorre segundo uma distribuição geométrica. A cada ciclo de inspeção, inspeciona-se o m-ésimo item, mais (r-1) itens retrospectivamente. É monitorado o número de não-conformidades (D) de cada item e se, entre os r itens inspecionados, todos obedecerem à regra de decisão (D < DELTA), onde DELTA representa o limite superior de especificação, o processo continua operando; caso contrário, o processo é parado para ajuste. Os itens inspecionados serão descartados depois da inspeção, somente quando há parada no processo para ajuste. Um lote adicional, que não sofrerá inspeção, será produzido para completar a encomenda do cliente.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15004
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlaSLT_TESE.PDF1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.