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Título: Análise da influência da qualidade em um ciclo de serviços na satisfação do cliente: estudo de caso em uma instituição de ensino.
Autor(es): Rocha, Alexandro Vladno da
Palavras-chave: Serviços em Biblioteca;Instituição de Ensino Superior;Qualidade;Serviços;Keywords: Library Services;Higher Education Institution;Quality;Services
Data do documento: 7-Abr-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ROCHA, Alexandro Vladno da. Análise da influência da qualidade em um ciclo de serviços na satisfação do cliente: estudo de caso em uma instituição de ensino.. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: With the increasing offer of education services in Brazil, it is necessary to evaluate the quality of service in education, especially in those institutions for vocational education which have a greater interaction with the labor market, in order to form qualified professionals and meet the growing demand that the country has today[A1] . In Brazil, the evaluation of the quality of library services has influenced the assessment of educational institutions and in this context, there needs to be a process to monitor the quality of services provided by libraries. However, the service is not done in a single moment and thus to a more detailed assessment it needs to be measured and evaluated each different time the customer uses it. Therefore, the aim of this work consists in measuring the quality in every moment of truth of a cycle of library services to assess which are the most relevant moments in the client's perspective at the library of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) Campus João Câmara in building the overall quality of service. In the literature review, internal secondary sources were used, from the database of the institution studied, and also external sources, through literature in books, articles, dissertations, theses and journals on compost quality, service quality, cycle services, measuring quality, satisfaction, teaching activities, and on library services specifically. We applied a questionnaire to students in the library based on models of quality measurement SERVPERF and SERVQUAL and its variations such as SERVQUAL pondered and SERVPERF pondered . Through analysis based on concepts of reliability and validity of measuring instruments, it was found that the SERVPERF model is the instrument that most closely matches the dimensions of quality assessed in the library with customer satisfaction measured by the questionnaire. From there, the search results as measured by statistical techniques of analysis, indicated that the initial and final moments of truth of the cycle of service quality had the greatest influence on overall customer satisfaction with the library service
metadata.dc.description.resumo: Com a crescente oferta de serviços de ensino no Brasil, torna-se necessário avaliar a qualidade do serviço prestado na educação, especialmente àquelas instituições voltadas para o ensino profissionalizante, na qual há uma maior interação entre estas e o mercado de trabalho, no sentido de formar profissionais qualificados e que atendam à crescente demanda que o país apresenta atualmente. No Brasil, a avaliação da qualidade de serviços em bibliotecas tem influenciado nas avaliações das instituições de educação e, neste contexto, necessita-se que exista um processo para monitorar a qualidade dos serviços prestados pelas bibliotecas. Entretanto, o serviço não é realizado em um único momento e, portanto, para uma avaliação mais detalhada, precisa ser medido e avaliado em cada um dos momentos em que é prestado para o seu cliente. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste na medição da qualidade em cada momento da verdade de um ciclo de serviços de uma biblioteca para avaliação de quais momentos são mais relevantes sob a visão do cliente da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus de João Câmara na construção da qualidade total do serviço. Na revisão bibliográfica, foram utilizadas fontes secundárias internas, provenientes da base de dados da instituição de ensino pesquisada; e externas, por meio de pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertações, teses e revistas sobre o composto de qualidade, qualidade em serviços, ciclo de serviços, medição de qualidade, satisfação, atividade de ensino, e sobre os serviços de biblioteca especificamente. Aplicou-se um questionário aos alunos da biblioteca baseado nos modelos de medição da qualidade SERVQUAL e SERVPERF e suas variações como SERVQUAL ponderado e SERVPERF ponderado e, através de análises baseada nos conceitos de confiabilidade e validade de instrumentos de medição, encontrou-se que o modelo SERVPERF como o instrumento que mais se aproxima às dimensões da qualidade avaliada na biblioteca com a satisfação avaliada pelo cliente no questionário. A partir daí, os resultados da pesquisa, avaliado através de técnicas estatísticas de análise, indicaram que os momentos da verdade iniciais e finais do ciclo de serviço apresentou maior influência da qualidade sobre a satisfação geral do cliente com o serviço de biblioteca
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15009
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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