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Título: Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN
Autor(es): Batista, Lídia Melo
Palavras-chave: ENADE. Estratégia acadêmica. Avaliação de desempenho. Instituições de Ensino Superior. Ciências Contábeis;ENADE. Academic strategy. Performance evaluation. Higher Education Institutions. Accounting
Data do documento: 28-Mar-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BATISTA, Lídia Melo. Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
metadata.dc.description.resumo: O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que tanto os discentes como os coordenadores de curso entendem a importância do ENADE, também observou-se que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituições
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15091
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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