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Título: Uma abordagem comportamental para inserção de robôs em ambientes culturais
Autor(es): Antunes, Viviane André
Palavras-chave: Robôs móveis;Robôs;Programação;Robótica;Comportamento;Mobile robots;Robots programming;Robotics
Data do documento: 22-Dez-2004
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ANTUNES, Viviane André. Uma abordagem comportamental para inserção de robôs em ambientes culturais. 2004. 85 f. Dissertação (Mestrado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
Resumo: In this work, we propose methodologies and computer tools to insert robots in cultural environments. The basic idea is to have a robot in a real context (a cultural space) that can represent an user connected to the system through Internet (visitor avatar in the real space) and that the robot also have its representation in a Mixed Reality space (robot avatar in the virtual space). In this way, robot and avatar are not simply real and virtual objects. They play a more important role in the scenery, interfering in the process and taking decisions. In order to have this service running, we developed a module composed by a robot, communication tools and ways to provide integration of these with the virtual environment. As welI we implemented a set of behaviors with the purpose of controlling the robot in the real space. We studied available software and hardware tools for the robotics platform used in the experiments, as welI we developed test routines to determine their potentialities. Finally, we studied the behavior-based control model, we planned and implemented alI the necessary behaviors for the robot integration to the real and virtual cultural spaces. Several experiments were conducted, in order to validate the developed methodologies and tools
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, propomos metodologias e ferramentas computacionais visando inserir robôs em ambientes culturais. O objetivo é que um robô localizado em um contexto real (espaço cultural) possa representar tanto um usuário conectado ao sistema via Internet (avatar real para o visitante virtual), como também ter seu avatar em um ambiente de Realidade Mista (avatar para o robô no ambiente virtual). Nesse sentido, o robô e seu avatar deixam de ser meros objetos, real e virtual, e passam a ter uma função mais importante no cenário, podendo interferir no processo e tomar decisões. Para que esse serviço possa ser disponibilizado, desenvolvemos um módulo composto por um robô, ferramentas de comunicação e provemos maneiras de realizar a integração entre este e o ambiente virtual, bem como implementamos um conjunto de comportamentos com a finalidade de controle do protótipo no seu ambiente real. Estudamos ferramentas de software e Hardware disponíveis para a plataforma robótica usada nos experimentos, bem como desenvolvemos rotinas de testes para determinar suas potencialidades. Ainda, estudamos o modelo de controle baseado em comportamentos, planejamos e implementamos todos os comportamentos necessários à integração do robô aos ambientes real e virtual. Vários experimentos foram realizados para validação das metodologias e ferramentas desenvolvidas, permitindo concluir que as mesmas atendem de forma satisfatória ao propósito inicial para o qual foram desenvolvidas
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15275
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