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Title: Caracterização de escovas de grafite e avaliação do seu desempenho em função da microestrutura
Authors: Borges, Aldo Nonato
Keywords: Grafite;Escova;Porosidade;Graphite;Brush;Porosity
Issue Date: 2-Jun-2007
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BORGES, Aldo Nonato. Caracterização de escovas de grafite e avaliação do seu desempenho em função da microestrutura. 2007. 66 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Portuguese Abstract: A energia elétrica pode ser reconvertida em energia térmica, luminosa, eletromagnética, e também em energia mecânica. Neste contexto os motores elétricos desempenham papel fundamental, em específico os motores elétricos de corrente continua que trabalham muito abaixo da sua capacidade nominal, com conseqüente baixa densidade de carga. Em ambiente industrial, estas características de trabalho dos motores CC geraram um consumo excessivo de escovas de carvão e também ataque no comutador, reduzindo a vida útil do motor, aumentando as horas de manutenção e o custo. O objetivo geral do presente trabalho é caracterizar os diferentes tipos de escovas de grafite utilizados em motores de corrente contínua e avaliar seu desempenho em função do processamento a que foi submetido durante sua fabricação, assim como determinar os ganhos mensuráveis e não mensuráveis quando a escova utilizada é a mais adequada à aplicação. As escovas foram produzidas por indústrias do setor e testadas em ambiente industrial, quanto ao seu desempenho e desgaste. Resultados preliminares evidenciam uma substancial alteração no desempenho destas escovas e no seu desgaste em função da sua microestrutura e da aplicação na qual é utilizada
Abstract: The electric can be converted into thermal, luminous, electromagnetic, and also in mechanical energy. In this context the electric engines plays a fundamental role, specially that they work very below of its nominal capacity, with consequent decrease load density. In industrial environment, these characteristics of work of DC engines had also generated an extreme consumption of coal brushs and attack in the commutator reducing the useful life of the engine and increasing maintenance demand and cost. The general objective of the present work is to study the influence of the granulometry of the coal brush used in DC engines with the resistance to the consumption of the same ones, as well as in the performance presented by the commutator of the engine. Additionally, determining the measurable and not measurable profits when the brush used is adjusted to the application. The brushes had been produced by an industry of the sector and tested in industrial environment to evaluate their performance and consumption. Preliminary results evidence a substantial improvement in the performance of these brushes in function of its microstructure and the application in which it is used
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15552
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

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