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Título: Análise tribológica de um sistema de acionamento alternativo de pigs para a indústria do petróleo
Autor(es): Medeiros, Suelson Diógenes de França
Palavras-chave: Desgaste;Tribologia;Debris;Atrito;Pigs;Delaminação;Wear;Tribology;Debris;Friction;Pigs;Delamination
Data do documento: 23-Set-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MEDEIROS, Suelson Diógenes de França. Análise tribológica de um sistema de acionamento alternativo de pigs para a indústria do petróleo. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: It is analyzed through the concepts of tribology and mechanical contact and damage the suggestion of implementing a backup system for traction and passage of Pipeline Inspection Gauge (Pig) from the inside of pipelines. In order to verify the integrity of the pipelines, it is suggested the possibility of displacement of such equipment by pulling wires with steel wires. The physical and mechanical characteristics of this method were verified by accelerated tests in the laboratory in a tribological pair, wire versus a curve 90. It also considered the main mechanisms of wear of a sliding system with and without lubricant, in the absence and presence of contaminants. To try this, It was constructed a test bench able to reproduce a slip system, work on mode back-and-forth ("reciprocation"). It was used two kinds of wires, a galvanized steel and other stainless steel and the results achieved using the two kinds of steel cables were compared. For result comparative means, it was used steel cables with and without coating of Poly Vinyl Chloride (PVC). The wires and the curves of the products were characterized using metallographic analysis, microhardness Vickers tests, X-ray diffraction (XRD), X-Ray Refraction (XRF) and tensile tests. After the experiments were analyzed some parameters that have been measurable, it demonstrates to the impracticality of this proposed method, since the friction force and the concept of alternating request at the contact between the strands of wire and the inner curves that are part ducts caused severe wear. These types of wear are likely to cause possible failures in future products and cause fluid leaks
metadata.dc.description.resumo: Analisa-se, por intermédio dos conceitos da tribologia e da mecânica do contato e do dano, a sugestão de implantação de um sistema alternativo para tracionamento e passagem de Pipeline Inspection Gauge (Pig) pelo interior de dutos. Com o intuito de verificar a integridade dos dutos, sugere-se a possibilidade de realizar o deslocamento destes equipamentos através de tracionamento com fios de arames de aço. Às características mecânicas e físicas deste método proposto foram verificadas através de ensaios acelerados em laboratório, em um par tribológico, arame versus uma curva de 90º. Estudam-se também, os principais mecanismos de desgastes de um sistema deslizante, com e sem lubrificante, na ausência e na presença de contaminantes. Para esse fim foi construída uma bancada de ensaio para testes em laboratório, capaz de reproduzir um sistema de deslizamento, com movimento alternado em modo de vai-e-vem ( reciprocation ). Foram utilizados dois tipos de fios de arame, um de aço galvanizado e outro de aço inoxidável. Utilizou-se como forma comparativa de resultados cabos de aços com e sem revestimento de Poli Cloreto de Vinila (PVC). Os fios de arame e as curvas dos dutos foram caracterizados através de análise metalográfica, análise de microdureza Vickers, dos ensaios de difração de raios-x (XRD), refração de raios-x (XRF), e de ensaios de tração. Após a realização dos ensaios analisam-se alguns parâmetros que foram mensuráveis e evidencia-se o processo de desgaste por Delaminação entre os pares tribológicos envolvidos. Associa-se essa forma de desgaste a força de atrito e a concepção da solicitação alternada no contato entre os fios de arames e a parede interna das curvas que fazem parte dos dutos. Estes tipos de desgastes irão ocasionar possíveis falhas nos dutos e originar futuros vazamentos de fluidos
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15633
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

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