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Título: Remoção de hidrocarbonetos do gás natural visando o ajuste do índice de metano
Autor(es): Gomes, Cícero Sena Moreira
Palavras-chave: Gás natural;Absorção;Índice de metano;Projeto de processos;Natural gas;Absortion;Methane index;Process design
Data do documento: 28-Nov-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: GOMES, Cícero Sena Moreira. Remoção de hidrocarbonetos do gás natural visando o ajuste do índice de metano. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Regionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: The use of the natural gas is growing year after year in the whole world and also in Brazil. It is verified that in the last five years the profile of natural gas consumption reached a great advance and investments had been carried through in this area. In the oil industry, the use of the natural gas for fuel in the drive of engines is usual for a long date. It is also used to put into motion equipment, or still, to generate electric power. Such engines are based on the motor cycle of combustion Otto, who requires a natural gas with well definite specification, conferring characteristic anti-detonating necessary to the equipment performance for projects based on this cycle. In this work, process routes and thermodynamic conditions had been selected and evaluated. Based on simulation assays carried out in commercial simulators the content of the methane index of the effluent gas were evaluated at various ranges of pressure, temperature, flowrate, molecular weight and chemical nature and composition of the absorbent. As final result, it was established a route based on process efficiency, optimized consumption of energy and absorbent. Thereby, it serves as base for the compact equipment conception to be used in locu into the industry for the removal of hydrocarbon from the natural gas produced
metadata.dc.description.resumo: A utilização do gás natural vem crescendo ano após ano em todo o mundo e também no Brasil. Verifica-se que nos últimos cinco anos o perfil de consumo de gás natural veicular ganhou um grande alcance e vários investimentos foram realizados nesta área. Na indústria do petróleo a utilização do gás natural para combustível no acionamento de motores já vem de longa data, e o mesmo é utilizado também para movimentar equipamentos, ou ainda, para gerar energia elétrica. Tais motores baseiam-se no ciclo motor de combustão Otto, que requer um gás natural com especificação bem definida, conferindo características anti-detonantes necessárias ao desempenho de equipamentos com projetos baseados neste ciclo. Neste trabalho foram analisadas rotas de processo enfocando características necessárias à montagem de um equipamento compacto e simples que permitisse remover com eficiência compostos pesados do gás natural conseguindo-se desta forma um ajuste adequado do Índice de Metano, característica principal na aplicação do gás natural em motores a combustão interna. Foram inicialmente selecionados compostos e condições termodinâmicas que serviram como base para as rotas estudadas. A partir de simulações realizadas em aplicativos comerciais foram analisadas os efeitos no índice de metano do gás efluente decorrentes de variações na pressão, temperatura, vazão, peso molecular e natureza química do absorvente. Como produto final foi estabelecida uma rota baseada na eficiência de processo, consumo otimizado de energia e absorvente, que se propõe a servir como base para a concepção de equipamentos compactos a serem utilizados na indústria do petróleo
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15747
Aparece nas coleções:PPGEQ - Mestrado em Engenharia Química

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